ABERTURA

O contexto e as potencialidades das tecnologias em convergência, bem como o papel dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores, integrando os meios de informação na prática pedagógica e a reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar. Neste blog, reuniremos todo o material que produziram no decorrer do Módulo I – Convergências das Mídias do Curso de Especialização em Mídias na Educação, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir da elaboração de um post por cada um dos cursistas, resgataremos nossas vivências e consolidaremos nosso aprendizado, sistematizando, assim, o que realizamos ao longo do Módulo I. Dessa forma, o conjunto dos posts representará uma reflexão sobre as possibilidades das novas mídias na perspectiva da convergência. Para isso, o desenvolvimento coletivo do blog, tomando como base as leituras e atividades feitas no decorrer de cada umas das etapas do Módulo I.

Anúncios
  1. #1 por themis lacerda dos santos em 30/04/2011 - 21:35

    olá pessoal!

    Mais uma etapa está se cumprindo em nossa vida. Enquanto postamos neste blog muitas novidades estão sendo lançadas, muita coisa está acontecendo e modificando o mundo que a cada dia vira um novo mundo. Estamos buscando o desconhecido a cada instante, e nossa mente se renova a cada obstáculo vencido. Buscamos mais e mais conhecimento por vezes desmedidamente e deixamos o “antigo” para atrás. Que bom seria podermos dividir tudo com todos. Que bom seria se não só os mais abastados pudessem sentir este gostinho de quero mais ciência ao meu redor! Mas, enquanto isto não ocorre façamos nossa parte para disseminar o saber, compartilhar o novo e levar o pouco que dispomos aqueles que nada tem. É isto aí. Vamos em frente e utilizemos as tecnologias, as mídias, a ciência ao nosso favor!

  2. #2 por Desterro em 01/05/2011 - 20:15

    Quem sabe estamos dando um passo para um sonho, a ‘modernidade’. Será que podemos sonhar com uma sala de aula moderna com telas interativas em vez do quadro e giz? Nossos alunos e nós professores plugados, interagindo frenéticamente no aprendizado, nossos alunos atentos ao que explicamos e mostramos? Nós professores bombando nas nossas disciplinas? Uma certa vez postei algumas frases ditas há muito tempo atrás sobre o telefone, o computador e até o avião, no inico destas invenções, e tem o título ‘frases que hoje nos faz rir’. Eu vou deixar a minha para fazer rir também: – ‘ISSO SERIA BOM DEMAIS PARA NÓS PROFESSORES E ALUNOS.’ Lousas interativa, Ipad, computadores etc, para todos os alunos e lá num cantinho em cima da estante/armário ou em baixo da mesa o ” MIMIOGRAFO” cheio de poeira e sujo de carbono KKKKK

  3. #3 por claudiana Telles em 03/05/2011 - 00:10

    Considero os assuntos abordados nessa disciplina bastante relevantes e imprescindíveis a nossa prática pedagógica.

  4. #4 por Jackeline Fernandes em 03/05/2011 - 04:24

    Hoje é quase impossível não pensar num mundo tecnologicamente sincronizado, pois com a velocidade do mundo moderno e suas inovações, o contexto social e o de sala de aula passa a ser, simbolicamente, o “novo estilo de vida” de uma sociedade globalizada em busca de informações rápidas e a contento, em qualquer lugar e a qualquer hora.
    Com a convergência midiática passamos a ser, não somente consumidores de informação, como produtores,.e desta forma, expandindo nossas participações em processos democráticos. A mídia, em seu contexto social, tem o poder de valorizar negativa ou positivamente coisas já existentes.
    O mais importante destes processos é, que a convergência, não ocorre por meio de aparelhos, por mais sofisticados que sejam ou venham a ser. Esta nova cultura acontece dentro do cérebro
    dos seres humanos e em suas interações sociais.

  5. #5 por Lúcia Galvão em 03/05/2011 - 23:25

    Convergência Tecnológica é um termo empregado em diferentes setores de atividades tais como: comunicação, computação, telecomunicação e outros, com o intuito de designar o uso de uma única infra-estrutura tecnológica para fornecer acesso as informações, aplicações e serviços os quais requerem originalmente equipamentos, canais de comunicação e padrões independentes. E o educador contemporâneo precisa compreender o quanto a tecnologia midiática contribue para a sua formação.

  6. #6 por Lúcia Galvão em 03/05/2011 - 23:27

    Alunos e educadores são os autores principais em tudo o que se refere a tecnologia midiática.

  7. #7 por Marinalva de Souza Cabral Paiva em 04/05/2011 - 12:56

    Esse curso está sendo muito importante para minha carreira profissional, as tecnologias nas mídia, é de grande relevância, por isso que o aprendizado adquirido no decorrer do curso veio subsidiar muitos profissionais que querem se capacitar para o mercado de trabalho. Por isso, podemos utilizar no cotidiano as tecnologias principalmente na aprendizagem como um todo, pois sem ela não seremos nada, pois nós educadores juntamente com nossos discentes somos grandes dependentes das mídias, ou seja, a mídia hoje está interligada a vida humana .

  8. #8 por Vitória Lima em 07/05/2011 - 19:19

    Como é gratificante saber que estamos contribuindo através de nossos trabalhos para o desenvolvimento de novas aprendizagens. Tenho uma experiência parecida na escola que trabalho onde também através de um blog divulgamos o nosso trabalho. Vejam http://emvimsparelhas.blogspot.com/ .

  9. #9 por FABIANA HOLANDA em 08/05/2011 - 04:16

    Sem dúvida essa forma de blog, foi uma idéia inteligente de integarir o conhecimento apreendido neste módulo!

  10. #10 por Joelma em 26/05/2011 - 23:20

    O curso a distância é bastante rico pela gama de possibilidades que ele oferece para discutirmos os conteúdos seja através dos fóruns, chats….. o blog e sem falar no conforto do lar você estuda contacta com as pessoas!!! Confesso que às vezes não dá vontade de fazer curso presencial, tendo em vista, que nos cursos à distância você também economiza tempo e dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: