Convergência das Mídias – Texto de Edilene Maria de Azevedo

Vídeo Revolução Francesa

Foto utilizada na terceira etapa:

Convergência de Mídias – como o próprio nome sugere – é fazer com que a pessoa saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção as novas mídias: Internet, celular, TV, etc. Mas como fazer isso? Como fazer com que o aluno ou o corpo docente veja essa ferramenta como algo que muito pode acrescentar ao processo ensino/aprendizagem? Como chamar a atenção da comunidade escolar para mostrar que a mesma está, a todo momento, sendo bombardeada de informação através das novas tecnologias? Esse é o desafio.

O desafio do educador é como transformar essa experiência de convergência de mídias numa ação prazerosa e produtiva na realidade do educando. É o que tento fazer de uns tempos para cá na minha atuação profissional: outro dia, agora mesmo neste 1º bimestre de 2011, trabalhando História do Brasil – As Revoltas Populares que ocorreram durante o período regencial – os alunos apresentaram em grupos os conteúdos de cada revolta e eu recebi esta apresentação (em slides) por e-mail, e aqueles que não me mandaram por e-mail trouxeram-me no pen drive, e dessa forma vou tentando inserí-los nesse mundo virtual que convivemos hoje da forma mais favorável possível, pois entendo que é nosso dever como educadores mostrar o quanto pode ser bom e proveitoso o uso das tecnologias no processo educativo.

Falar em tecnologias móveis não é só falar em telemóveis, mas também em mentes móveis. Com as tecnologias móveis a aprendizagem deixa de ter local e hora marcada. Há, pois, necessidade de explorar as ferramentas Web 2.0 e os dispositivos móveis como ferramentas de aprendizagem, tirando partido das potencialidades de ambos. Por exemplo, através de um blog posso estar em contato direto com meus alunos e eles comigo, através da web 2.0 e dispositivos móveis com conexão à Internet, posso sugerir trabalhos e pedir sugestões, posso expor notas com antecedência, os alunos podem acessar o blog, postar comentários e dessa forma estarão otimizando o seu tempo, ao invés de estarem nas ruas ou praticando atividades indevidas, estarão acessando um conteúdo saudável e prazeroso e assim, aprendendo melhor e mais rápido, interagindo e formando conhecimento.

Edilene Maria de Azevedo

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: