Convergência das Mídias

Vídeo-aula sobre O Renascimento e A Reforma.

Foto escolhida para atividade da Etapa 3

Escolhi fotografar uma rua na periferia de Mossoró, onde estou hoje, para exemplificar o trabalho com o tema Processo de Urbanização no Brasil, dento da disciplina de História. Ao estudar a urbanização no nosso país, no 9° Ano do Ensino Fundamental, pode-se, além de analisar com o aluno fotografias de décadas passadas e como esse processo aconteceu, trazer essa temática para a realidade próxima. O objetivo é que o aluno perceba ao seu redor alguns aspectos dessa urbanização e desenvolva uma reflexão crítica sobre como se deu esse processo histórico.

Convergência das mídias significa a integração de duas ou mais tecnologias ou linguagens midiáticas em um mesmo veículo, como o que acontece em celulares, mp3 (e suas extensões: mp4, mp5, etc.), computadores, etc., que podem reunir em um mesmo aparelho mídias como produção e exibição de imagens, áudio, vídeo, além de acesso a telefonia, rádio, televisão, Internet, etc.

Na minha atividade profissional a convergência das mídias ainda está começando a ser introduzida, pois só agora estou numa escola que oferece algum acesso. Estou começando a utilizar o laboratório de informática para aulas com exposição de imagens e vídeos em data show. Os próprios alunos farão suas pesquisas em Internet, produção e edição de textos e imagens através de editores e exposição em atividades de seminário através do data show.

Sobre as possibilidades de utilização de web 2.0, das tecnologias móveis e de sua convergência na minha área de atuação profissional, felizmente estão começando a se tornar realidade e o campo de crescimento é vasto – apesar de ainda lento. Já começa a ser possível, por exemplo, a produção de imagens e vídeos com celulares pelos próprios alunos e editoração e apresentação em laboratório relacionados à temáticas em estudo na disciplina de História ou em projetos multidisciplinares. Essa produção pode ser postada no blog da escola. Podem tambêm ser criados novos blogs específicos da disciplina ou dos discentes e ser postada a produção relacionada.

Francisco Antônio de Medeiros

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: