EDUCAÇÃO COM MÍDIAS: Uma tecnologia a nosso favor! Texto de Diana D’arc de Brito

Vídeo “Aquarela ( Toquinho).”

Foto utilizada na 3ª etapa  (tirada na cidade de Serra Negra do Norte, em uma Instituição de Ensino  Público, no dia 20/04/2011). A mesma retrata uma mãe dando bom exemplo de educação as suas filhas.

Antes da popularização do rádio, da televisão, do computador e principalmente do celular, era comum famílias e a vizinhança inteira reunirem-se em volta de um único aparelho para escutar ou assistir aos seus programas favoritos.

Com um método um pouco diferente, temos a Convergência das Mídias, que acopla várias funções digitais em um único dispositivo, permitindo que pessoas conectem-se com o mundo e entre si, pela Internet.  Sem deixar de ressaltar o uso das interfaces da Web 2.0, que permite que pessoas participem de redes sociais e troquem mensagens instantâneas com amigos, promovam pesquisas e produzam conteúdos que podem servir para uso particular ou adicionado a blogs e em espaços interativos como facebook, entre outros.

Antigamente as pessoas só recebiam o produto finalizado. Hoje, através da web, qualquer usuário pode opinar sobre reportagens, sugerir mudanças, prestar depoimentos e outros mais. Sendo assim, o conhecimento para despertar interesse dos envolvidos com eles, deve ser útil e ter ligação com seu meio e para facilitar essa aprendizagem nada melhor do que fazer uso das tecnologias tanto da web 2.0 quanto das móveis.

Como profissional da educação, faço uso dos meios tecnológicos de diversas formas com o intuito de dinamizar as aulas, difundir o conhecimento e suscitar um “saber” prazeroso. Para isso, utilizo as facetas da tecnologia que vai desde o uso do celular _ aparelho móvel no qual podemos utilizar para o uso de fotografias que poderão enriquecer as aulas mediante os objetivos e área em estudo de cada professor.

Há outros meios tecnológicos que também já fiz uso e continuo utilizando na minha prática profissional como: o uso da televisão, do aparelho de DVD, data show e principalmente do computador, aparelho que utilizo desde planejar até mesmo para buscar e aprofundar conhecimentos que posteriormente serão repassados para os alunos. Sem deixar de relevar o grande interesse que as crianças têm pela tecnologia, uma vez que elas manipulam melhor os aparelhos digitais do que nós professores.

A facilidade com que fazem uso de computadores, celulares, vídeo-games modernos como, por exemplo: o playstation, entre outros, nos faz repensar nossa prática e a forma como passamos o conhecimento, instigando-nos a mudar a metodologia e buscar novas formas de disseminar o saber elaborado e significativo, como o uso da tecnologia a nosso favor.

No entanto, acreditamos que a inclusão digital é um processo dinâmico e que passa por constantes modificações, cabendo a nós docentes, pesquisadores, estarmos munidos de informações, preparados para lidar com essa nova realidade tecnológica.

Diana D’arc de Brito

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: