Atividade da Quarta etapa

Telma Lúcia de Azevedo

Vídeo sugerido:
“Os perigos da Internet, Profissão Repórter”:

Percebe-se que atualmente, muito se tem falado e estudado sobre a “convergência de mídias”. Segundo Squirra (2005), “a convergência tecnológica deve ser entendida como a chegada de um vasto cenário de instrumentos sobretudo digitais que desempenham – ou podem desempenhar – funções técnicas assemelhadas ou complementares”.
Portanto, pode-se dizer que a convergência das mídias possibilita o emprego de uma mesma plataforma de rede de telecomunicação, para transporte de diferentes serviços: telefonia, vídeo, música e internet. Ocorre quando em um determinado ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligadas pelos conteúdos.
Sabendo que o profissional de educação precisa ter uma ação pedagógica inovadora, a qual deve contemplar a instrumentalização dos diferentes recursos disponíveis, em especial dos computadores e da rede de informação e comunicação, busco fazer uso dessas ferramentas na função que exerço, principalmente da internet, para: leitura de notícias; pesquisas de livros, filmes, vídeos, reportagens, visando fundamentar-se e assim enriquecer a minha prática; elaboração de materiais para postagem em meu blog; realização de estudos; seleção de atividades, músicas, dinâmicas relacionadas aos temas trabalhados nos projetos; entre outros empregos. Faço uso também do celular para envio de mensagens, de arquivos através do bluetooth, fotografar e filmar.
Vale destacar, que em 2009 realizei uma formação com os professores (dentro do possível) envolvendo o tema: “A importância do uso do computador e da internet como ferramentas relevantes no processo de ensino – aprendizagem” (uso do blog e do twitter na educação, a diferença entre informática educativa e informática educacional, análise de sites com conteúdos pedagógicos, atividades utilizando o computador e a internet, leitura e discussão de textos, etc.).
Reconhecendo que as mídias promovem a comunicação com as pessoas e com o mundo, convergindo e complementando-se entre elas, e assim interferindo no processo de ensino – aprendizagem, de forma significativa, é relevante que o profissional de educação reflita como esses recursos podem ser utilizados na sua área. Enquanto supervisora, acredito que no exercício de minha função tenha que conhecer, utilizar e orientar os professores, sobre os recursos disponíveis na web 2.0. Portanto, vejo que diferentes ferramentas têm grandes potencialidades na aprendizagem dos alunos, como: blog, que possibilita publicar textos, imagens, além de outros usos; Wikipédia, a qual permite que os textos sejam criados e modificados diretamente pelo navegador web; YouTube, que promove o compartilhamento de vídeos; Wikispaces, que possibilita a produção de textos colaborativos; máquina de quadrinhos, sendo um site de criação de estórias (HQ); slideshare, o qual permite o compartilhamento de apresentações; as ferramentas de buscas; entre outros.
As tecnologias móveis como a internet (através do computador móvel), o celular, a câmera digital podem gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à produção, à interação e ao compartilhamento em rede. Para tanto, é importante que os professores compreendam o potencial desses recursos e apliquem de forma efetiva, em prol da aprendizagem de seus alunos, tornando-se dessa forma profissionais do seu tempo.

Foto relativa à atividade da 3º etapa:

Anúncios

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: