Convergência das Mídias

Vídeo do Programa Infantil Cocoricó –

Foto escolhida para atividade da Etapa 3 –

Mangue e vegetação litorânea de Macau, RN

Com esta imagem, a atividade proposta sobre A vegetação do Rio Grande do Norte, para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, seria para observarem e identificarem os elementos desta paisagem e ainda verificar, dentro do que já foi trabalhado em Geografia, referente à vegetação, identificando o tipo de vegetação apresentado nesta imagem. 

A Convergência das Mídias

A convergência das Mídias consiste na atual ordem tecnológica que se formou no último decênio do século XX com o advento da internet e que intenciona avanços rápidos das novas tecnologias de comunicação que são o rádio, televisão agora com transmissão digital, computador, palm tops, câmeras, celulares, todos estes e outros mais para propiciar a acelerada conexão com o mundo, pois estes instrumentos de comunicação com suas funcionalidades e dispositivos, foram acrescentando novas funcionalidades para comunicar e produzir novas informações.

No campo educacional, as relações educativas mediadas por estas novas tecnologias, possibilitam dinamismo e pluridirecionamento entre professores e alunos, tornando-os autores de um mesmo processo dinâmico de forma interativa e com isto proporcionando a expansão dos processos educativos para além do tempo e espaço da sala de aula.

Nos estudos realizados mediante os textos apresentados é destacada a capacidade convergente dos dispositivos digitais e a interação das mídias com um modo dinâmico de atuar frente ao conhecimento, à informação e a comunicação. A crescente tendência dos meios de comunicação permite a participação ativa de todos os produtores culturais, visto que de acordo com as idéias contidas no texto, a sociedade digital, na qual desejamos uma educação diferenciada e contemporânea, caracterizando-se pela produção colaborativa, pela democratização e socialização e pelo compartilhamento responsável pelas obras livres.

Diante disto, é possível constatar a significativa importância da emergência dos meios de comunicação social que possibilita a circulação rápida de informações e conhecimentos à longa distância, contribuindo desta forma com a democratização da informação, sendo repassados por intermédio de blogs, compartilhamentos de fotos, vídeos, redes sociais pessoais, email, SMS, wikis, podcasting, microblogs, fóruns e outros.

No tocante a minha vida profissional, os recursos das tecnologias móveis estão presentes diariamente quando para preparação de aulas e oficinas, utilizo o computador para elaborar aulas, slides que em seguida são inseridos em pen drive e projetados através do uso do data show. Também utilizo a máquina fotográfica digital para registro das atividades realizadas. Ou seja, nos dias de hoje, essas ferramentas são indispensáveis para o desenvolvimento e qualidade do nosso trabalho mediante a disponibilização de tantos valiosos recursos tecnológicos.

Gersonita Paulino

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: