Convergência das Mídias

Foto escolhida para atividade da Etapa 3 – Apreciando a Natureza

A foto foi escolhida com o objetivo de se sensibilizar os profissionais da educação para apreciarem o simples, o belo, o rotineiro. Como sempre desenvolvo palestra e cursos de sensibilização, autoconhecimento, auto-estima, inteligência emocional, comumente falo da necessidade de se valorizar as pequenas coisas.

Convergência das mídias

Até bem pouco tempo atrás a informação chegava à casa das pessoas de forma um pouco lenta e sem muita precisão, dada a ausência de recursos que possibilitassem o acesso rápido e eficiente a estas. Hoje por sua vez, através de um único aparelho é possível não só ter acesso a informação, como também interação e produção.

O desenvolvimento das tecnologias possibilita hodiernamente, a interação e conexão com o mundo, em tempo real e tudo isso partindo de um único aparelho. Analisando a evolução dos recursos tecnológicos, constata-se que tudo aconteceu de forma, eminentemente, rápida e acelerada. Iniciou-se com o rádio e televisão, recursos que foram utilizados durante anos, como os mais eficientes na transmissão da informação, que promovia o acesso a esta de maneira mais rápida e eficiente. Logo depois, a tecnologia avançou de forma tal, que com o advento do que chamam hoje de “Nova Ordem Tecnológica” a internet chegou pra revolucionar, tudo àquilo que se pensava ser evoluído.

Tudo o que existia de mais inovador, passou a ser retrógrado e atualmente já não se é possível acompanhar tanta evolução tecnológica como a que tem surgido no dia-a-dia. Cada vez mais se acresce recursos inovadores, portáteis e muito mais práticos e eficientes. E o que mais importa, as possibilidades, que antes se restringia a uma única função por aparelho, hoje isso já não mais acontece, sendo possível através de um único aparelho celular, por exemplo, enviar mensagens, acessar internet e navegar-nos mais diversos sites de relacionamentos e contactar com o mundo, capturar imagens, produzir vídeos, enfim, uma infinidade de coisas que até certo tempo bem remoto, isso não seria possível.

Hoje muitos desses aparelhos se fazem presente em minha prática profissional. O notebook tornou-se pra mim um acessório de extrema relevância, que já faz parte de minha rotina. O celular da mesma forma, que me permite, onde quer que eu esteja ter acesso não apenas a telefonia móvel, como também a verificação de e-mails, envia e outras coisas mais.

Já reconhecia a importância da utilização dos recursos midiáticos na educação, mas com o presente estudo, possibilitado por esta especialização, percebemos o quanto de oportunidade os profissionais da educação perdem, dada a sua incapacidade, desconhecimento e inoperabilidade com os mesmos.

Através das tecnologias da Web 2.0 é possível ao profissional da área aqui aludida, inserir em sua rotina a produção de vídeos, blogs, wikis e outros recursos mais, que estão a nosso dispor. Sabe-se que com a introdução da Web 2.0 a mera função informativa da mídia ficou para trás. Hoje não só é possível ao aluno pesquisar, buscar informações importantes para sua prática educativa, como também, ele pode interagir com essas informações, discutir, debater, discordar e ainda produzir a sua própria idéia a respeito do mundo e dos assuntos em debate.

Sabe-se que hoje, que a tecnologia móvel, principalmente o aparelho celular, está de maneira mais acessível e este trás consigo, uma gama de recursos que poderão ser introduzidas em práticas que facilitarão a aprendizagem e produção de conhecimentos.

Islamara Pereira

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: