Convergência das Mídias

Vídeo escolhido – A avó a bordar – Programa Infantil Cocoricó

  A foto, abaixo, mostra uma atividade da GINCANA EDUCADORES DO CARÁTER e servirá de introdução para trabalhar com os alunos do 1º ano algumas orientações do Programa “O Caráter Conta”, que propõe o estudo e a vivência de valores no cotidiano escolar. Esses valores são denominados de pilares e são seis: ZELO, RESPONSABILIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, SINCERIDADE, CIDADANIA E RESPEITO. Cada pilar é representado por uma cor e possui orientações para serem conhecidas e vivenciadas.

A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS A FAVOR DA EDUCAÇÃO.

 

         Pensar hoje em utilização de mídias e de recursos tecnológicos nas escolas deixou de ser um sonho distante e está bem mais próximo de se tornar realidade. Isso graças à grande disseminação de mídias cada vez mais sofisticadas e acessíveis ao bolso dos consumidores.

         Analisando a questão da convergência das mídias voltadas para o processo ensino aprendizagem, podemos destacar que esta, por se tratar de uma integração entre os dispositivos digitais, os computadores e as telecomunicações, propicia o acesso a informações, serviços e aplicações a partir de uma única infra-estrutura tecnológica, o que antes se encontrava segmentado em diferentes meios.

         Esta convergência, que ocorre em relação às funções e às atividades das mídias, é oferecida em meios com tamanhos cada vez mais compactos, favorecendo o acesso seguro a bens, informações e principalmente possibilitando a interatividade e a colaboração entre seus usuários.

         Em minha atividade profissional utilizo as vantagens dessa convergência desde o momento do planejamento, onde estabeleço os objetivos, pesquiso conteúdos e elaboro as atividades a partir de um computador conectado à internet, a fim de copiar, recriar ou elaborar novos conteúdos e estratégias de intervenção com os alunos.

         Outro aspecto ampliado com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados hoje se refere ao acesso possibilitado pela web 2.0, para a navegação, criação e a recriação de conteúdos, bem como o processamento e o armazenamento das informações “on-line” possibilitando ainda o compartilhamento e a abertura das mesmas.

         Assim, o blog é utilizado para a publicação e a documentação de acontecimentos referentes aos alunos, aos conteúdos estudados, mas também para a pesquisa de atividades e projetos já desenvolvidos por outros educadores, bem como para a indicação de outros blogs e sites.

         O You Tube, além de servir para pesquisa de vídeos já postados, serve ainda para publicar novas atividades e conteúdos desenvolvidos em sala de aula ou em outros eventos.

         Neste sentido, os conteúdos copiados ou recriados podem ser desenvolvidos a partir do uso de tecnologias móveis como os celulares ou notebooks conectados ou não à internet. Além desses “portadores”, ainda é possível acessar os conteúdos elaborados a partir de páginas ou arquivos gravados em periféricos como pen drive ou cd e projetados ou exibidos em telas de computadores ou de televisores com DVD.

         Outra modalidade muito utilizada para planejamento, pesquisa e produção de informações de forma colaborativa é o Portal do Professor, uma rede temática promovida pelo Ministério da Educação que apresenta sugestões diversificadas de aulas criadas e atividades desenvolvidas por educadores do país inteiro, jogos, vídeos, textos, projetos, links, dentre outros.

         Este ambiente é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento do trabalho pedagógico, tanto com os alunos, quanto com os professores, sob o ponto de vista do acesso a um espaço de aprendizagem que contempla não só conteúdos e recursos, mas também a interatividade, permitindo principalmente sua utilização por meio das tecnologias móveis.

         Em síntese, o uso corrente das tecnologias digitais chegou para ficar, focar e melhorar a prática pedagógica, restando o necessário desafio às políticas públicas de investir cada vez mais em formação dos professores e na aquisição de mídias que possibilitem às escolas o acesso às tecnologias de melhor qualidade e a verdadeira democratização do conhecimento.

Lucinete de Medeiros Torres

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: