Convergência das Mídias

 

    O processo de convergência das mídias se caracteriza pela integração dos dispositivos digitais. Essa integração influencia hábitos e costumes das pessoas. Apesar de não sabermos a dimensão dessa influência, o processo de ensino-aprendizagem, tema de especial interesse, também está em constante transformação em função desse processo.

    Podemos utilizar as diferentes mídias na atividade docente. Seu uso, não apenas contribui para aproximar o cotidiano escolar com a realidade dos alunos e professores, como também é uma importante ferramenta na produção do conhecimento dos professores e alunos.

    O compartilhamento de informações e o processo de construção de produtos hipermidiáticos em co-autoria através de redes sociais, blogs e páginas eletrônicas nas quais o internauta interage opinando e muitas vezes participando diretamente da elaboração dos respectivos produtos são as características principais da web 2.0.

    A produção do conhecimento escolar através da web 2.0 se faz presente, especialmente, através dos dispositivos móveis como o celular. Este em mãos dos alunos podem ser utilizados para a elaboração de trabalhos com textos, imagens, som e vídeos.

    Portanto, o processo de convergência das mídias, o compartilhamento de informações e interação produtiva com a web 2.0, aliado a sua utilização em dispositivos móveis, cria um novo e fascinante cenário para a comunidade escolar e, em especial, para a atividade docente. Estar preparado significa, antes de qualquer coisa, ter uma postura positiva para o novo e para as constantes transformações.

 

Sidney Lopes Freitas

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: