Convergência das Mídias

ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

MÓDULO I – CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

 

Na segunda etapa selecionei dois vídeos sobre o trabalho do artista plástico contemporâneo Vik Muniz, destacando sua criatividade na utilização de suportes artísticos inusitados.

 A terceira etapa foi relacionada à fotografia em dispositivos móveis. Optei pela fotografia abstrata para trabalhar os elementos básicos da representação visual (ponto/ linha/ forma/ textura/ direção), estimulando o aluno a identificar esses elementos em objetos do cotidiano.

A convergência das mídias e suas possibilidades na educação

 

A contemporaneidade é marcada pelo enorme fluxo de informação ao qual somos expostos. Era de efemeridade e inquietação, onde a necessidade de comunicação se tornou bastante relevante em nosso cotidiano. Os sujeitos pós-modernos têm pressa e necessitam de praticidade. Querem tudo ao mesmo tempo! Nessa perspectiva, o mercado tecnológico oferece aparelhos mais multifuncionais a cada dia e essa integração entre as mídias faz com que possamos ter um alcance muito extenso de troca de informação, seja como emissores ou receptores.

O termo convergência das mídias define a possibilidade de envolver diversas mídias em um meio, propósito ou dispositivo. A interatividade, que na verdade, existia há algum tempo é hoje impulsionada pela internet e outros dispositivos, como por exemplo, os aparelhos celulares, através das quais cada vez mais os sujeitos podem interferir na dinâmica dos meios de comunicação. Essa velocidade de interação e deslocamento incita uma nova percepção de si e do mundo e isso se reflete em todos os âmbitos da vida humana.

Na educação não poderia ser diferente. Por esse motivo alguns professores tenham buscado inserir diversas mídias em suas aulas no sentido de chamar a atenção dos alunos. Vivemos num meio repleto das mais diversas mídias e a escola não pode ficar alheia a isso! Ao invés de proibir o uso de tecnologias por parte dos alunos, como, por exemplo, os aparelhos celulares, acredito que seria muito mais eficaz realizar um trabalho voltado para ressaltar suas diversas funções e estimular a sua utilização em trabalhos escolares como um meio de desenvolver a criatividade dos alunos. A internet e aparelhos celulares podem ser utilizados de diversas maneiras para coisas boas e ruins e vejo que cabe também ao educador orientar os alunos sobre a utilização saudável desses meios, destacando que estes podem ser usados como meio de conhecimento e criação em infinitas possibilidades. Ainda vejo a escola e a sociedade andando em certo descompasso nessa questão.

A convergência das mídias possibilita uma maior capacidade de compartilhar idéias e isso é muito interessante! Nós professores podemos usufruir dessa realidade e enriquecer a nossa prática.

Quando trabalhei com os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) utilizei vídeos retirados da internet através do Youtube como introdução ou ilustração de determinados conteúdos. Também realizei com os alunos uma atividade de fotografia da feira da cidade, onde estes exercitaram um olhar artístico sobre essa prática cultural. Para isso utilizaram a câmera dos celulares e o resultado seria uma exposição que por algumas questões não chegou a acontecer, apenas me repassaram os arquivos para que eu pudesse avaliar os trabalhos.

Vejo que muitas vezes, pela correria do dia-a-dia, nós professores acabamos seguindo por um caminho mais fácil e guardando nossas idéias para outro momento. Optamos por utilizar as mídias de maneira mais simples, com fórmulas que já temos conhecimento de que dão certo. Digo isso com conhecimento de causa, pois trabalho dois expedientes, assim como a maioria dos professores, e fica difícil encontrarmos tempo para desenvolver planejamentos mais elaborados. Este talvez seja um mal da educação porque deixamos de utilizar os recursos disponíveis de maneira mais criativa.

Os sites de relacionamento como o Orkut são muito populares em nosso país, principalmente entre os adolescentes. Acredito que eles poderiam ser ferramentas de trabalho, criando comunidades da escola ou de uma determinada disciplina, onde constariam fóruns de discussão sobre os conteúdos vistos em sala de aula e através do qual poderiam ser compartilhados materiais relacionados, como imagens, textos ou vídeos.

É claro que estas atividades são muito mais fáceis de serem trabalhadas no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, onde os alunos têm uma maior autonomia e domínio dessas tecnologias. Quando se trata da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que são os níveis com os quais trabalho atualmente, envolver diversas mídias no cotidiano dos alunos requer um trabalho maior para o professor. Atividades simples como assistir vídeos e a partir deles criar histórias em quadrinhos, relacionando o meio audiovisual com a mídia impressa, gravar sons ou vídeos através de um celular e postar no blog da escola ou em sites que possuam este recurso, realizar uma exposição virtual dos trabalhos dos alunos são atividades que podem ser desenvolvidas com o público infantil.

Enfim, as possibilidades do uso da convergência das mídias na educação são ilimitadas! Cabe a nós professores ter consciência de que, mesmo que este não seja o caminho mais fácil é o caminho que pode transformar a educação e retomar sua valorização por parte dos alunos. Para uma boa educação é necessário ousar! A ousadia é ingrediente indispensável para a criação. Temos que colocar nossas idéias em prática para que elas não se percam. Uma idéia inusitada na educação pode produzir resultados muito positivos na aprendizagem dos alunos.

 

Tatiana Garcia

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: