Convergência das Mídias

 

O avanço das tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma produção colaborativa em prol da socialização e compartilhamento de informações. Hoje temos tecnologias altamente avançadas, onde podemos presenciar e participar de fatos ocorridos do outro lado do mundo no mesmo momento do acontecimento, isso se dar pela convergência das mídias que  foram ganhando cada vez mais funções. O interessante é que quanto mais a tecnologia converge, mas há uma necessidade de se criar novos produtos e consequentemente haverá uma conversão do conhecimento e na cultura social, que passará a buscar cada vez mais o conhecimento para operar tais tecnologias. Fato este que poderá ser constatado no vídeo a seguir:

O Planeta movido a Internet

As mídias de convergência mais utilizadas hoje são o celular e o computador, esses aparelhos tecnológicos nos fornecem diversas funções que nos auxiliam em várias ações cotidianas. Na minha vida profissional eles estão presentes em todo momento. Diariamente oriento, informo e resolvo problemas   a distância através do celular, do computador e do fax, junto aos formadores do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologias Educacional) nos 167 municípios do RN. Abaixo alguns dos encontros que realizo durante o ano:

Faço uso diariamente da internet para interação, informação, aquisição do meu conhecimento, pesquisas de vídeos, relatos, experiências e para a realização do meu trabalho. A utilizo tanto no computador, como através do celular. Vale salientar que as funções que estes dois artefatos tecnológicos nos proporcionam nos fazem realizar tarefas importantes, como o registro desses momentos expostos abaixo, fotografados através do celular. Estas mídias nos fornecem internet, comunicação, informação, registro de áudio, vídeo, fotos; entretenimento, conhecimento e muito mais.            

            Finalizo afirmando que a partir do momento que enxergamos as tecnologias não só como instrumento de comunicação, mas também como facilitadoras do processo de aquisição, exploração do saber e da aprendizagem, passamos a utilizá-la de forma objetiva para resolução dos nossos ideais.

Maria Aparecida Inácio de Araújo.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: