Convergência das Mídias

Convergência das Mídias. Definição: Convergência de Mídias é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e eficácia, tendo nascido de uma grande invenção que foi a prensa tipográfica, criada pelos chineses e depois aperfeiçoada por Johannes Guttenberg. A fotografia até hoje usada, há muito tempo habita as páginas dos jornais ajudando como complemento da comunicação escrita. O rádio e a televisão nos seus primórdios já exibiam conteúdo jornalístico. Com o tempo esses veículos construíram linguagens diferentes dependentes de suas características.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/convergenciamidiatica

As tecnologias WEB 2.0 e as tecnologias móveis, podem ser bastantes utilizadas nas aulas de geografia do Ensino Medio, por exemplo.

Em trabalhos em forma de seminários o uso de notebooks, pendrive, cd e dvd, já são uma realidade em algumas escolas, dependendo do interesse da gestão escolar e o professor no uso das mesmas.

Mesmo que a gestão e os professores não incitivem o uso das tecnologias móveis, o alunos podem usá-las na sala de aula no momento de um seminário devido a “atualidade” destas mídias na realidade dos jovens.

As redes sociais também são outro elemento que pode ser acionado no apredizado ou nos trabalhos dos alunos, tendo que ser ressaltado que as redes sociais muitas vezes não têm o rigor científico. Sendo mais importante lidas com as mesmas com citações do que está escrito de que atestar de forma científica.

Dickson Sales

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: