Turma 11 – Luiz de França

MARIA JOSEANE LIMA CIRNE

A seguir o link do vídeo escolhido: http://www.youtube.com/watch?v=UrDNTQak3nU

O texto convergência das mídias enfatiza as transformações ocorridas no setor tecnológico ao longo dos tempos, ao mesmo tempo em que acarreta mudanças no setor econômico, político e social das pessoas. As tecnologias que a princípio apresentava uma função em especial, foram modificadas, agregando assim, várias funcionalidades a um só dispositivo.
Percebe-se aí que essa mudança transformou o mercado das convergências tecnológicas, acrescentando novas funções de comunicação e interação, naquilo que antes tinha apenas uma especificidade, tornando assim seus produtos cada vez mais atrativos aos olhos de jovens e adolescentes, os quais vivenciam a era digital. Nesse contexto podemos realizar várias atividades em qualquer lugar e em tempo real, tais como enviar email, tirar dúvidas com o professor, mesmo a distância, interagir em sites de relacionamento como Orkut, twitter, etc.
Na sala de aula, o que mais vemos é adolescente portando dispositivos móveis (principalmente celulares). Diante dessa nova realidade que eles vivenciam, nossas aulas tornam-se cada vez menos atrativas, pois não atende suas expectativas que direta ou indiretamente estão ligadas a esse mundo globalizado. É necessário estabelecermos relações do fazer pedagógico com os dispositivos digitais oferecidos por nossa instituição, pois também não podemos fugir das condições reais de trabalho que nos são oferecidas.
Sabemos que diante do que foi exposto, estamos ainda engatinhando, frente ao conhecimento, interação e dinamismo que nossa clientela está acostumada em outros espaços, fora da escola. Porém como todo processo, este é mais um que requer paciência, dedicação e especialmente investimentos por parte daqueles que estão engajados nessa empreitada.
Nos projetos desenvolvidos em sala de aula, busco sempre proporcionar aos meus alunos o contato com algumas mídias, tais como aparelho de áudio, televisão, DVD, slide, entre outros. No entanto sabemos que não se trata apenas de uma adaptação a esses recursos tecnológicos, e sim buscar meios criativos para oferecer uma educação de qualidade frente a essas mudanças.

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: