Turma 11 – Luiz de França

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Secretaria de Educação a Distância
Mídias na Educação
Cursista: Emerson Wagner da Nóbrega

Atividades da 4ª etapa
Na etapa 2 escolhi o vídeo abaixo que mostra uma simples apresentação feita por alunos, como culminância de um projeto elaborado por um professor visando a assimilação dos conteúdos de forma lúdica e participativa.

Foi escolhida também esta foto para mostrar como estão diferente as nossas aulas com o avanço da tecnologia e como ela pode está presente no nosso cotidiano escolar.

Quando em um artefato estão presentes várias mídias todas com o objetivo da comunicação e interação, temos uma convergência de mídias. Não se pode pensar nisso sem refletir sobre o cotidiano, o presente: Em um computador ligado a internet, podemos falar com alguém, ver este alguém, ouvir música, gravar e reproduzir informações, efetuar pesquisa e ouvir rádio. Em um celular moderno temos, além da função da comunicação igual ao telefone convencional, podemos conectar-se a internet, ouvir música, enviar mensagens instantâneas, tirar fotos, editar vídeos, assistir televisão e outras funções que, reunidas, faz do aparelho algo de uma necessidade de aquisição enorme. E a tendência é o aparecimento de outros aparelhos mais modernos e mais equipados de mídias, o que leva a novos usos e combinações não imaginadas antes. E a população corre para acompanhar esse ritmo de instantes efêmeros, pois em intervalos de tempos cada vez menores, um modelo vai ficando ultrapassado e dando a vez a outros que aparecem para uma nova temporada.
Essa convergência está influenciando a nossa atitude de processar informações. Hoje a produtividade está ligada a informação. Tudo se relaciona com a mídia. A comunicação vence as distâncias, os relacionamentos são mantidos virtualmente e tudo é discutido na mídia. E toda essa mudança amplia as possibilidades da produção de textos, que ao passo que temos vários aparelhos em um, temos também todos os gêneros textuais convergindo.

Como diz Eduardo Campos Pellanda:

“A convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo”.

A praticidade é um dos pontos positivos na convergência das mídias, e traz uma grande facilidade para conduzirmos informações na nossa vida profissional. Propiciam novas linguagens no espaço educacional, que vale destacar a potencialidade. Hoje podemos planejar nossas aulas e conduzi-las em um aparelho (cd, pen drive, mp3, etc). Outrora teríamos que datilografar num stencil, e passá-lo no mimeógrafo. Era um trabalhão. Através de sites de confiança, navegamos e pesquisamos abrilhantando o nosso projeto. E é dessa maneira que vejo a convergência das mídias inserida na minha prática pedagógica. As opções de leitura e a diversidade de informação aliadas a essa praticidade citada traz uma facilidade que auxilia no processo educacional.
As tecnologias WEB 2.0 tornam-se grande aliadas ao processo ensino-aprendizagem. A utilização de blogs para divulgação de trabalhos e interação com os visitantes, a participação de orkuts para informação de tendências dos educandos nos tipos de comunidades formadas, colaboração e construção das wikis, e-mails para informação, são ferramentas que hoje se tornaram indispensáveis. Uma aula explicativa é boa, mas quando vem com um toque tecnológico recheado das tecnologias WEB 2.0 é muito bom. E é dessa forma que tento unir o tradicional com o novo, pois essa convergência mudou totalmente nossos hábitos de consumo de informação e entretenimento. Essa nova geração precisa aprender que as ferramentas passadas cumpriram seu papel e que hoje elas estão presentes com uma nova roupagem e uma potencialidade muito maior, que se usadas corretamente cumprem sua função na área de formação do novo cidadão da era midiática.
A tecnologia móvel que uso mais é o notebook. Nele eu tenho todas as informações precisas para a minha aula, como slides, resumos, livros, exercícios, provas, e uma ferramenta essencial – a internet. Com o auxílio dela, além de informações que envio, faço pesquisas e interajo com outros nas demais ferramentas da WEB. Sou consciente que navegar e conhecer tudo sem se aprofundar não resulta numa aprendizagem. É preciso ter equilíbrio, pois esses artefatos são pra auxiliar o trabalho docente e não para fazer tudo. Com esse auxílio, assim como as informações são processadas rapidamente a aprendizagem também acontece de forma mais acelerada, pois é possível, através de imagens gráficas e animadas, a compreensão de conteúdos mais complexos. É o jeito novo de caminhar.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: