A convergência em nossas vidas

Alzenaide Cândido de Oliveira Salvador

A convergência das mídias é um passo extraordinário para a evolução das tecnologias. De acordo com Pellanda (2003, p.3) “convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligadas pelo conteúdo”.   Dessa forma um mesmo dispositivo permite que você tenha mais do que um programa sendo exibido: a televisão agora mostra notícias e produtos relacionados e até transporta informações para o celular ou para o e-mail.

Neste contexto a necessidade de informação exige que estejamos sempre atualizados com o que acontece no mundo, assim, precisamos usufruir da melhor forma possível dos benefícios trazidos pela convergência das mídias e tecnológicas. Em minha atividade profissional a presença do computador, da internet, do celular se tornou  imprescindível devido ao tempo que esta cada vez mais escasso em uma rotina de muitos afazeres e decisões a tomar. Então conectados podemos ao mesmo tempo, redigir um ofício, buscar material para uma aula, mandar mensagens e lembretes a familiares e para os alunos quanto a prazos e temas de atividades, ouvir musica, ver um vídeo, etc.

Neste universo 2.0 que possibilita colaboração, interação, coautoria, formação de redes sociais, enfim, uma enorme abertura e contínua geração de novas possibilidades a serem exploradas a educação e o profissional de educação têm que estar atento a essas mudanças e atuar com as possibilidades da mobilidade e ubiquidade que estas interfaces nos dão, principalmente o celular que é quase uma parte do corpo de nossos alunos, e nossa também. Não nascemos na geração C, mas elas são partes de nossas vidas, dentro e fora da escola, e, como professores temos que acompanhar essa “nova revolução social”, conforme pontua Rheingold (2003), para esse estágio de comunicação pessoal, que se traduz por uma sociedade móvel e conectada. Alunos e professores podem e devem estar em casa, na escola, em museus, em diferentes espaços sociais ou mesmo em deslocamento: conectados e interagindo, possibilitando a troca de conteúdo e colaboração não apenas entre quatro paredes, com hora e tempos marcados.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: