acesso à informação é viabilizado por meio de vários instrumentos

Por FRANCISCA DE OLIVEIRA FERNANDES DE SOUSA

Estamos vivendo um momento no qual o acesso à informação é viabilizado por meio de vários instrumentos tecnológicos, os quais possuem várias mídias que convergem a um mesmo dispositivo, como por exemplo os celulares que hoje podem agregar, além da telefonia, a TV, a câmera digital, o rádio, etc.  É nesse “universo tecnológico” que reuni várias possibilidades e funções de informação e comunicação em um mesmo ambiente, que temos a convergência das mídias.

A utilização das diversas mídias está presente na escola, seja como mais um recurso pedagógico ou mesmo como um meio de ampliar o conhecimento, desde muito tempo. Atualmente, as mídias digitais estão sendo mais utilizadas que a mídia impressa pela facilidade de acesso àquela. Nesse sentido, enquanto coordenadora pedagógica procuro sempre fazer uso das mídias para complementar as orientações que faço às professoras, conforme a necessidade apresentada, como por exemplo a discussão sobre a alfabetização por meio de nomes próprios e do texto lista, na qual sugeri assistirem aos vídeos que encontrei no Youtube:  (vídeo sobre sondagem inicial) e (vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA/MEC).  Do mesmo modo, o uso da fotografia que possibilita várias abordagens temáticas conforme o objetivo estabelecido pelo professor, como:

(O ontem sob a mira tecnológica de hoje.)         Essa foto abre um leque de possibilidades de discussão podendo abranger o espaço histórico, o geográfico, o social e o tecnológico, desde que o professor faça as devidas orientações aos seus alunos.

Portanto, o uso das mídias na escola, hoje em dia, está mais fácil, ou seja, os avanços tecnológicos e digitais aumentaram as possibilidades de, tanto o aluno como o professor serem atores e autores do conhecimento e dos conteúdos didáticos planejados e discutidos no espaço escolar.  Assim, por exemplo, o professor pode a partir de um projeto (O lixo), solicitar que os alunos fotografem em casa, na rua, ou até mesmo na escola, várias situações que apresentam o assunto em questão, em seguida pode abrir um blog para postagem das fotos e discussão sobre o assunto para  que a turma interaja entre si e com o professor.

Há também a possibilidade de se fazer um vídeo sobre o assunto e postá-lo no youtube, para posterior debate.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: