Convergência das Mídias

OSGEMEOS | GRAFFITI | MAM | SÃO PAULO

Mural dos grafiteiros OSGEMEOS realizado na fachada do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, localizado no Parque do Ibirapuera. Imagens | Edição: Paulo Taman Música: Dream or Fantasy.


Igreja de São Francisco, Paraíba.

Convergência das Mídias é a atual situação pela qual passamos, onde várias mídias se encontram e dialogam tornando nossas vidas mais ágeis, pois temos a possibilidade de comunicação e acesso a informações variadas de todo o mundo de uma forma rápida e prática.

Em geral, mudamos o modo como tratamos a comunicação e informação em muitos aspectos. Alterando constantemente nossa própria cultura. A fotografia por exemplo, de artigo de luxo, passou a ser efêmera e descartável; antes manipulada por especialistas, hoje ´faz parte do cotidiano de crianças, que já utilizam celulares e até brinquedos munidos de câmeras digitais.

A web 2.0 é outro exemplo dessa convergência das mídias. Pela internet podemos ouvir rádio, enquanto interagimos virtualmente com amigos, artistas, políticos, ou assistimos TV, lemos um ebook, postamos fotos que são compartilhadas instantaneamente com os interessados, postamos trabalhos autorais, enfim a vida está cada vez mais instantânea.

No campo da Arte educação, as possibilidades são inúmeras. Trabalhamos com o visual, o sonoro, o tátil, o corpóreo, enfim, assim como podemos convergir muitas áreas artísticas, podemos nos utilizar da convergência das mídias em nossa área do conhecimento.

Enquanto arte educadora, utilizo muitas mídias distintas (projetores, TV, DVD, aparelhos de som, revistas, livros, celular, câmeras digitais, internet). Porém, há dois anos venho tentando convergir algumas mídias na prática pedagógica, pois na vida pessoal essa já é uma prática comum.

Em algumas escolas, já estamos trabalhando com a ferramenta Blog, para postar trabalhos dos educadores e dos educandos, entre eles textos, poesias, esquetes, desenhos e pinturas, fotos e vídeos de atividades culturais escolares, entre outras possibilidades.

O computador e o celular com câmera digital foram de grande utilidade nas aulas sobre arte do Grafitti, e do Barroco no Brasil. Outras mídias também foram utilizadas no processo.

Um exemplo de aula utilizando a convergência das mídias está no projeto “Arte e publicidade – empreendedorismo juvenil”, onde no computador conectado a internet, nesse contexto da Web 2.0, que incentiva a autoria, e maior participação coletiva, o aluno terá acesso a fontes de pesquisa (sites ou blogs sobre o tema, os quais foram previamente consultados, analisados e/ou criados pelo próprios educadores).

No editor de texto, o aluno pode ir organizando suas ideias para a criação de um produto e sua respectiva propaganda (texto, slogan, jingle, materialização do produto…). Podendo consultar dicionários de forma rápida e prática sempre que necessário.

As redes sociais podem ter uma grande utilidade nesse processo, visto que os alunos em geral já são familiarizados com esses ambientes, pode ser criada uma comunidade (no Orkut, por exemplo) para que os educadores e alunos socializem suas ideias e produções também fora do ambiente escolar.

Com as produções (cenários, figurino, cartazes, produtos) finalizadas e devidamente ensaiadas, as propagandas podem ser filmadas com câmeras digitais, filmadoras, ou celulares munidos de câmera digital. As imagens são descarregadas em um computador através de cabos ou enviados por bluetooth e editadas.

Gravadas em DVDs para serem utilizadas em aparelhos de DVD conectados a aparelhos de TV; armazenadas em dispositivos móveis, ou publicadas em comunidades, sites como o Youtube, ou blogs pessoais e escolares.

A convergência das mídias já é uma realidade. Agora cabe a nós educadores, trazer essa convergência para nossa prática pedagógica. As possibilidades são infinitas.

Jacicleide L. Bezerra de Medeiros

Arte educadora

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: