Convergência das Mídias

Por EDUARDO ELPÍDIO DA SILVA

Com o aparecimento das mais variadas formas e funções de mídias e, por conseguinte, o seu desenvolvimento, seria apenas questão de tempo que elas fossem agregadas a um só aparelho. Se bem que, se pararmos para pensar, não é de agora que tudo começou; se levarmos em conta que a própria televisão agregou as vozes do rádio com a imagem do acontecimento. Hoje, sem dúvida, o computador e o celular, nas suas variadas configurações, oferecem a possibilidade de conexão e interação entre pessoas ou algo, unindo, além de suas funções primordiais, a de outras mídias, como o rádio e a televisão. Atualmente, como se eles sempre tivessem existido, tornou-se quase natural o seu uso, principalmente pelas novas gerações, devido a sua grande multifuncionalidade e mobilidade.

A escola reflete a nossa sociedade e vice-versa. Portanto, não poderá se abster desse grande momento em que vivemos, em termos tecnológicos. A WEB 2.0 nos abre um grande leque de possibilidades, tanto de pesquisas em formas de texto, como de vídeo e de sua capacidade de interação. A criação de blogs, por exemplo, seria de grande valia, onde opiniões poderiam ser trocadas, resultados de pesquisas feitas pelos alunos postadas, dúvidas tiradas etc. Mas, apesar de tudo isso, ainda se esbarra em alguns empecilhos. Na foto postada, por exemplo, vê-se a sala de vídeo e de informática da escola em que leciono. Relativamente bem equipada, não funciona a contento, por não estar conectada à internet.

As mídias, no meu dia-a-dia, mesmo que timidamente, já fazem parte, sendo os mais utilizados, o vídeo e o telefone celular, na sua função de câmera fotográfica.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: