Convergência das mídias

Patrícia Matos de Souza Silva

Estamos vivendo em uma época que informação e comunicação se convergem, por isso, a convergência das mídias está cada vez mais sendo vivenciada e apreciada por todos, em único dispositivo foram se agregando várias funcionalidades, com o objetivo de comunicar, informar, compartilhar e produzir novas informações. Dentro dessa nova condição tecnológica de informação e comunicação, o professor deve rever sua prática pedagógica e inserir na sua metodologia de ensino elementos que possam se adaptar a essas novas tecnologias que passam a ser indispensáveis para uma mudança na educação.  O uso do blog é uma prática interessante, por que possibilita ao aluno rever materiais interessantes como jogos, vídeos, imagens, textos e até atividades virtuais postados pelo professor, que acabam estendendo sua aula para fora do ambiente escolar. Ao mesmo tempo o acesso ao blog, faz com que esse aluno interaja com o meio virtual.

A web 2.0 permite ao aluno se integrar a esta nova concepção de internet, participando ativamente e colaborando com a sua construção. Os usuários passam da condição de receptor de conteúdos para colaborador e produtor de materiais que serão utilizados por outras pessoas.

Apesar dessas novas tecnologias causarem mudanças na educação não é necessário modificar todo o currículo escolar e sim adequá-lo a essas transformações que são benéficas e podem ajudar bastante na nossa prática pedagógica, contribuindo, assim, para a melhoria do sistema educacional.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: