Convergência das Mídias

No trabalho da 2ª etapa, utilizei o vídeo “Adolescência” baixado no youtube, no link: . Este vídeo é parte de um projeto que estou desenvolvendo na escola que atuo, com alunos de 8º ao 9º ano, com o objetivo de refletir e debater sobre a fase da adolescência que eles estão vivenciando, pois a culminância do projeto corresponde a elaboração de um livro, com o título: Contos de adolescentes do século XXI.

A imagem analisada na 3ª etapa: FOTO EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DO ACERVO EM MOVIMENTO

 

O Projeto Acervo em Movimento promove a divulgação do patrimônio das artes visuais do Estado nas redes públicas de ensino.

Reprodução do texto

Esta primeira etapa, proporcionou reflexão e conhecimento sobre o uso das convergências das mídias, quando elaboramos as atividades propostas, colocando em prática o conceito do módulo, possibilitando um novo olhar no processo de ensino aprendizagem, favorecendo assim, a reconstrução da prática pedagógica

A revolução tecnológica da Informação e seus recursos tornam-se indispensáveis no cotidiano da sociedade, desmontando fronteiras geográficas, culturais e sociais, dando acesso ao conhecimento de mundo, e favorecendo participar ativamente desse conhecimento. Esse acesso se tornou mais prático através do uso das convergências de mídias, que significa em sua forma mais simples a utilização de uma infraestrutura para se ter acesso a diversas informações e serviços facilitando a pesquisa, os trabalhos, favorecendo a praticidade .

Ao navegar na internet, fazendo pesquisas como: vídeos no youtube para reproduzir em dvd , filmes, músicas, textos e imagens, ou interagindo em redes sociais como: Orkut, facebook, no MSN, sites de relacionamento, estou buscando na rede decomputadores (Web 2.0 ) possibilidades de interação, a criatividade, o compartilhamento e a colaboração de conteúdos e serviços entre os usuários das redes sociais, levando para minha prática pedagógica, como por exemplo, desenvolvo um projeto com turmas de alunos adolescentes, intitulado “Quem sou eu”, com o objetivo de trabalhar a autoestima destes. O qual uso vídeos de motivação, pesquisados no youtube, textos motivadores encontrados na internet, máquina digital para filmagem, computador para trabalhar o material pesquisado na internet, as oficinas são filmadas, repassadas através de datashow para reavaliação dos comportamentos nas atividades propostas.

As tecnologias móveis no contexto educacional possibilita uma educação móvel e conectada, facilitando o desenvolvimento das atividades realizadas no ambiente escolar, permitindo uma infinita variedade de possibilidades destas atividades, uma vez que oferece recursos e serviços variados como anotações, envio de mensagem, traduções de textos, lembretes, registro de atividades em sala de aula, etc.,favorecendo informações, conteúdos, imagens, pesquisas e notícias de qualquer lugar em qualquer hora, facilitando assim o trabalho do aluno e auxiliando o trabalho do professor.

Sabendo, que a tecnologia é uma realidade no cotidiano das pessoas.Todavia, pensar em convergência das mídias no contexto escolar, utilizando dispositivos móveis requer um conhecimento prévio da situação sócio econômica cultual do aluno, deve haver um planejamento bem elaborado, para que não haja exclusão no ambiente educacional, pois nem todos os alunos tem oportunidades iguais, e níveis de aprendizagem iguais.

MARIA EMÍLIA DE MEDEIROS

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: