Convergência das Mídias: uma prática dinâmica no ambiente escolar

 

Francinete Maria Dionisio Neves

Desde o século xx a tecnologia está cada vez mais avançada principalmente quando se trata de informação e comunicação, os tics. Surgindo, assim hardware e sofware de ponta, um arsenal tecnológico,  de forma que várias funções se integram em um só ambiente. Filmagens, gravações, infomações, diálagos, interatividade etc. Estão intimamente ligados  por um único dispositivo midiático, móvel ou não, e a convergência das mídias, pois tudo se convergem em um só espaço.

No campo das tecnologias é bastante amplo, e quando levamos este universo para a sala de aula percebemos que podemos inovar com as inúmeras possibilidades de inserir  no âmbito escolar o mundo das multimídias.

Trabalho numa escola da zona rural muito carente com turmas do Ensino Fundamental, no entanto, os alunos que dispõe de celulares usam em sala de aula a calculadora e a câmera fotográfica. Geralmente registramos os trabalhos realizados pelos alunos  nos CDs, DVDs que podem ser vistos na TV e pelo computador ou em fotos expostas nos murais.

Nesse sentido, é de fundamental importância o uso das mídias na sala de aula como meio didático com objetivos pedagógicos claros e definidos, tornando as aulas mais significativas para o aluno evitando aulas de apenas entretenimento. Além disso, estamos contribuindo para a formação de sujeitos que está inserido numa sociedade que está globalmente conectada. Assim, nós professores sejamos conscientes de nosso papel e da nossa responsabilidade de um ensino que não seja só propedêutico e, sim para a vida toda do aluno. Desta forma, vamos associar a teoria e prática, começando juntos com os alunos ao utilizar as mídias na sala de aula.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: