Convergências

Sandra Maria Andrade dos Santos Melo

 

 

Vivemos no mundo digital, onde a tecnologia avança velozmente, tecnologia esta que nos faz enquanto educadores buscar meios de nos familiarizarmos e atualizarmos para nos inserirmos no universo dos nossos educandos, pois cada vez mais há mais integração entre os dispositivos digitais sugerindo assim a convergência das mesmas, por esse motivo são chamadas Convergência Tecnológica e Convergência das Mídias.

Se nos remetermos ao conceito de convergência dado por Briggs e Burke (2004), no livro “Uma História Social da Mídia”, eles nos falam que o termo convergência é empregado para designar a integração de texto, som, imagem e número à tecnologia digital desde a década de 1990, mas que antes disso já era usado de modo mais amplo para indicar a integração entre mídias e telecomunicações, como, por exemplo, a junção entre mídias visuais e sonoras por meio da televisão.

Já Pellanda(2003, p.3) afirma que “convergência de mídia se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da língua de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo”.

Portanto a convergência tão falada na atualidade vem a somar a possibilidades de novos meios de se trabalhar na educação, tornando as aulas dinâmicas, prazerosas e interativas.

Em nossa realidade nas escolas estes dispositivos tais como celular, máquina fotográfica, computador, acesso a internet representam uma faca de dois gumes dependendo da visão e do do conhecimento do profissional de educação (professores) frente aos mesmos. Por um lado este profissional pode converter a informação presente nos mesmos em conhecimentos e por outro lado pode ser um obstáculo que dificultará suas “aulas”. Segundo Pozo(2003) “Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderam ter acesso às capacidades que permitem desdenhar e ordenar essa informação”. A WEB 2.0 veio a somar no processo e ensino aprendizagem.

Anúncios
  1. #1 por Patrícia Matos em 12/05/2011 - 17:47

    Fico encantada quando vejo produções como este vídeo e saber que nossos alunos, através de nós educadores podem ter acesso a esse tipo de material me faz acreditar ainda mais em uma melhora da Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: