Convergências

Maria Leomar de Lima Fernandes

Segundo PELLANDA, Convergências de mídias se dá quando em  um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo. Olhando ao nosso redor vemos que o nosso dia a dia está cercado de tecnologias das mais remotas às mais modernas como: Rádio, Livro, Cinema, TV, Câmera Digital, Computador, Internet e outros dispositivos móveis presentes em casa, na rua, no trabalho, no lazer. Para acompanhar a rotatividade das mudanças tecnológicas, procuro me familiarizar com as novas tecnologias como o Computador, a Internet, a Câmera Digital, o Celular e acesso diariamente a Internet, tanto em casa como no trabalho, uma vez que atuo como regente de laboratório e compreendo que a aquisição do conhecimento não para e é preciso aprender sempre.

Na escola podemos citar o celular como um dos recursos tecnológicos mais utilizados, pois com ele o aluno realiza gravações, se comunica através de mensagens, registra acontecimentos. Também dispomos de um Laboratório de Informática onde utilizamos o Computador como mais um dispositivo com diversas possibilidades de aprendizagem como acesso à Internet onde podemos realizar atividades como pesquisa, assistir um vídeo do youtube, acessar blogs, sem falar na rapidez do acesso aos acontecimentos que nos rodeiam. Podemos então afirmar que o computador e o celular são exemplos de dispositivos onde acontecem convergências de mídias.

A WEB nos apresenta diversas possibilidades de aprendizagem e cooperativismo, de criação e publicação. Professores e alunos passam a ser produtores e divulgadores de suas pesquisas e projetos e o youtube é um site onde milhares de vídeos são vistos diariamente (filmes, documentários, conferências) e que professores e estudantes além de terem acesso a toda essa gama de informação e conhecimento também podem produzir seus trabalhos e/ou projetos sobre um determinado assunto e compartilhá-los com os milhares de usuários. Essa é mais uma das muitas formas de interagir e contribuir para a formação de novos conhecimentos.

Procuro passar para os alunos os benefícios e os cuidados que devemos ter com a Internet e as outras mídias e orientá-los para que saibam utilizá-las de uma forma positiva. Quanto aos professores procuro subsidiá-los com atividades educativas a fim de que os mesmos transportem essas tecnologias para o seu trabalho pedagógico podendo conciliá-las com o cotidiano da sala de aula.

Anúncios
  1. #1 por zenilda correa em 05/10/2018 - 10:43

    Adorei a dinâmica e a seleção de ideias e a música do Lulu Santos caiu como uma luva neste projeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: