Elione Marta Araujo Silva – Vivenciando a convergência das mídias as tecnologias WEB 2.0 e as tecnologias móveis.

No trabalho abordado na segunda etapa, do curso de especialização de mídias, utilizei o vídeo baixado do youtube através do link: relacionado com o tema Sistema Solar.

vídeo que escolhi no youtube, está relacionado com o sistema solar. Sabendo-se que atualmente o vídeo é um grande recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem, abordarei iniciando como atividades praticas levantamentos de debates e discussões a cerca do conhecimento em relação ao assunto proposto.

Foi realizada na terceira etapa a exploração de uma imagem ligada a minha área de trabalho. A imagem escolhida foi o seguinte: o Lixão ao ar livre da minha cidade São Pedro-RN

Lixão ao ar livre da minha cidade São Pedro-RN

A foto mostra a paisagem do lixão do meu município São Pedro- RN. Sabendo-se, pois, que o uso da fotografia em sala de aula constitui como experiências reflexivas, possuindo assim, uma função na compreensão da realidade dos alunos. Portanto. Ressalto que ao trabalhar com a utilização da fotografia na escola. A principal meta deve ser estimular um olhar mais curioso, crítico, engajado e sensível quanto ao mundo que nos cerca.

 

 

Conceito de convergências de mídias reflexão sobre como podem ser utilizadas na atuação profissional: as tecnologias WEB 2.0 e as tecnologias móveis, de modo que duas ou mais delas possam convergir.

A convergência de mídia é um fenômeno que já está levando à reorganização tanto na área educacional como social. Pois acredito que não se  pode pensar sobre a convergência de mídias sem refletir sobre o cotidiano, o presente, aí está a grande dificuldade. Todavia, trata-se de um processo dos quais todos somos testemunhas e ao mesmo tempo atores.

Sabendo-se que com o avanço das tecnologias tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana e que nos dias atuais, estamos inserido num mundo onde, a tecnologia se faz cada vez mais presente, busco sempre introduzir vários recursos tecnológicos no meu cotidiano profissional possibilitando a aprendizagem cooperativa, o que vai nos permitir construir uma inteligência coletiva, pois posso afirmar que, o uso dos  dispositivos eletrônicos vem exigir de nós educadores um posicionamento de participação efetiva nesse novo cenário de convergência midiática, como também terá que assumir uma postura reflexiva e investigadora de sua ação pedagógica, onde o grande desafio é fazer a integração das diferentes mídias no contexto escolar através de trabalhos com projetos dentro duma perspectiva transdisciplinar e interdisciplinar.

As inúmeras ferramentas Web 2.0 com versão móvel permitem ir ao encontro das motivações e, ao mesmo tempo, das exigências da Sociedade do Conhecimento e da aprendizagem em mobilidade.

Nesse contexto, a utilização das tecnologias e das ferramentas da web 2.0 esta cada vez ampliando as possibilidades do uso dessas tecnologias no processo educativo, através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, e outros. Pois ao trabalhar na minha sala de aula com versão móvel do YouTube, citado acima, a sua utilização através destes e outros dispositivos móveis podem levam os alunos a envolver-se na aprendizagem como nunca foi visto antes o que certamente terá consequências nos seus desempenhos.

Portanto, Os alunos de hoje manejam habilmente os dispositivos móveis, mas a combinação dos telemóveis, das tecnologias de informação e comunicação e de uma metodologia adequada pode ser um grande auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Esta combinação não só ajudará a aprendizagem e retenção de conteúdos curriculares, mas também aprender a usar a própria tecnologia preparando os alunos para o futuro. Porem, cabe aos docentes integrar e investigar a sua utilização no sentido de apurar as suas implicações, no processo de ensino e aprendizagem. Alem disso, a utilização dos dispositivos, como ferramentas de aprendizagem proporcione a aula mais dinâmica, interativa, flexível aos conteúdos propostos, deixando de ter uma característica estática, e podendo ser editada tanto pelos professores como pelos próprios alunos. Mas, ressalto que o principal aproveitamento é o da inteligência coletiva baseada em uma rede de informações onde cada usuário passa a ser produtores de conteúdos. Desta forma, creio que o papel da educação nesse contexto, serve como instrumento capaz de consolidar aprendizagens  e potencialidades de ambos, pela amplitude de possibilidades de obtenção de conhecimento, troca de informações, comunicação, servindo como instrumento para ser utilizado no processo ensino aprendizagem.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: