Mídias na Educação

Vida Maria (Autor: Márcio Ramos)- (www.viacg.com)

 

Foto da Formação Continuada dos Professores

A convergência das mídias trata-se da difusão da informática com as telecomunicações e meios de comunicação, estabelecendo uma nova ordem tecnológica, advinda com a Internet, que vem de forma dinâmica e evolutiva, possibilitando novas formas de interatividade entre o homem e a máquina.

Diante disso, é inevitável que essa convergência esteja presente fortemente no cotidiano de nossas vidas, especialmente, no âmbito profissional.

No que se referem as minhas atividades profissionais, que estar centrada na área da educação, nas funções que hoje exerço de gestora e professora, elas tem facilitado o diálogo com os docentes, coordenação pedagógica da escola, SME e os próprios alunos. Assim sendo, se efetiva, no dia a dia escolar, entre nós, pelo o uso de e-mails, via celular e pela Internet, torpedos, pesquisa a sites, compartilhamento de idéias, notícias e conhecimentos por meio de redes sociais, como Facebook, Twitter, Okut , entre outros recursos midiático

Nesse contexto, é oportuno refletirmos que, a aplicabilidade das tecnologias móveis, hoje, por se configura como um processo inerente à comunicabilidade e captação e disseminação de informações e conhecimentos merece, no âmbito das ações pedagógicas e educativas, serem pensada e planejada para que se usufrua, eficazmente, de seus benefícios. Dado que os dispositivos andam nas mãos dos alunos, destramente manuseados por eles, os professor pode e deve indicar o caminho de acesso à informação, permitindo-lhes mais tempo para a criação de objetos de aprendizagem e soluções pedagógicas.

Os serviços Web 2.0 disponíveis, tanto para PC como para dispositivos móveis apresentam inúmeras possibilidades de utilização no contexto educativo e formativo, constituindo a imaginação o limite de sua utilização. Por se tratar de ferramentas gratuitas e de fácil utilização, as suas potencialidades são grandes quando usadas convenientemente. A combinação dos telemóveis, das tecnologias de informações e comunicação e de uma pedagogia adequada, pode ser um grande auxilio no processo de ensino e aprendizagem. Não só ajudará a aprendizagem e retenção de conteúdos curriculares, mas também aprender a usar a própria tecnologia preparando os alunos para o futuro.

Hoje a realidade das salas de aulas é diferente de quinze anos atrás. O publico é diferente, as necessidades sociais são outras, por isso se faz necessário que a escola e professores dêem respostas as exigências de um mundo cada vez mais global e móvel. Os alunos de hoje manejam com habilidades os dispositivos móveis, e preciso valorizar, como se valorizaram no passado a introdução de outras ferramentas de apoio ao processo de ensino aprendizagem.

Novos espaços e contextos de construção do conhecimento têm surgido e continuarão a surgir e as instituições de ensino e os profissionais que atuam nela, têm de estar preparados para as mudanças que ocorrem em todos os âmbitos da sociedade, surgindo assim a necessidade de explorar as ferramentas Web 2.0 e os dispositivos móveis como ferramentas de aprendizagem, tirando partido das potencialidades de ambos.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: