Mídias: seu uso, suas possibilidades

Por EDINEUZA NOBRE DE SOUSA

O vídeo do Yuotube sugerido na atividade da 2ª Etapa foi:

As fotos publicadas na atividade da 3ª Etapa foram essas. São cenas de um monumento em homenagem aos 500 anos da chagada da Esquadra de Cabral ao Brasil. Está localizado na Praia de Coroa Vermelha, Santa Cruz de Cabrália/Ba, próxima ao Monte Pascoal, local onde as Caravelas atracaram em 22 de abril de 1500.

Mídias seu uso suas possibilidades

No mundo globalizado, centrado numa sociedade da informação e comunicação, as tecnologias se constituem instrumentos necessários à vida. Frente a essa realidade, todo dia novas tecnologias surgem, as quais ampliam as possibilidades de uso, além de aglutinarem vários recursos, com vista à convergência de mídias. Exemplo é Iphone que tem funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas (FaceTime). A interação com o usuário é feita através de uma tela sensível ao toque.

Esse cenário exige da escola e dos educadores(as) constante atualização, procurando estar antenados com essas novas tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, pois desse modo possibilitará aos educandos(as) o acesso as informações necessárias a inclusão destes nessas tecnologias. Garantir as condições de acesso é com certeza um grande obstáculo a ser transposto tanto pela escola quanto pelos educadores(as).

É bem verdade que já avançamos na utilização de recursos tecnológicos no nosso fazer pedagógico e que até encontra-se nas escolas computadores (desktop e/ou notbook) interligados a internet, câmeras fotográfica e filmadora, projetores de imagens, todavia, na maioria das vezes, subutilizados e até mesmo nunca utilizados, como superar essa dicotomia? É esse o desafio a ser superado pelos educadores(as), visto que a sociedade exige cada dia mais a apropriação  das TIC’s por parte dos cidadãos e a escola tem a responsabilidade de possibilitar aos seus educandos(as) o acesso aos conhecimentos de modo a lhes permitir acessar essas tecnologias.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: