MOACIR RAMOS DA SILVA – Convergência das Mídias

POR MOACIR RAMOS DA SILVA 

Praia de Muriú

 Localizada a 25 Km da sede do município de Ceará-Mirim/RN, caracteriza-se por ser um cenário difícil de esquecer, com dunas, coqueiros e passeios de jangada até as piscinas naturais. Esta praia, também, é uma ótima opção para prática de mergulho.

O fenômeno da convergência de mídias está sendo detectado neste momento histórico e por isto sua definição ainda não esta amadurecida, Pellanda (2003:03) fez a seguinte proposta: “A convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo”. O que se pretende mostrar é que as linguagens originais de uma determinada mídia convencional como o rádio/TV/celular, quando entra no ambiente como o da Internet em que já existem outras há uma interação natural entre elas.

Por atuar no Laboratório de informática faço bastante uso dos recursos tecnológicos computador, notebook e Internet para pesquisas e planejar meu trabalho. Mais também já fiz usos de TV, Vídeo, Dvd. O laboratório é bastante freqüentado pelos alunos para navegarem e realizarem pesquisas percebe-se que a convergência acontece neste ambiente, uma vez que ao fazer uso do computador, da internet do celular e do pen driver entre outros há uma integração entre os mesmos, ou seja, o uso de várias ferramentas convergindo para alcançar o objetivo da atividade realizada.

Dentre as possibilidades que o uso dessas ferramentas nos oferece, destacamos determinados aparelhos móveis (celular, notebook, netebook) que através da grande quantidade de aplicativos existentes nos mesmos, proporcionam que possamos interagir com outros através da web 2.0, onde se pode postar na Internet determinados assuntos, fotos, vídeos, textos, notícias, poemas, etc, num blog que pode ser desenvolvido pelo professor junto com os alunos, disponibilizando assim informações pertinentes a toda comunidade escolar, fazendo que aconteça assim uma interação entre os envolvidos, uma vez que os visitantes são convidados a opinar sobre os posts ou publicações fazendo assim que os alunos reflitam mais profundamente sobre os conteúdos, o que favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão, da leitura e, conseqüentemente, da escrita.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: