No advento da convergência midiática

Por FLÁVIA FERNANDES FREITAS DE OLIVEIRA SILVA

No advento da convergência midiática as velhas e as novas mídias se interagem subitamente, criando uma nova forma de processarmos as informações que estão disponíveis em meios aos conteúdos midiáticos dispersos em uma rede, onde todos somos testemunhas e ao mesmo tempo construtores do conhecimento.

Desse modo podemos definir a convergência das mídias como uma integração entre elementos de linguagem de duas ou mais mídias no mesmo ambiente, interligados pelo mesmo conteúdo.

Diante dessa realidade em que estamos inseridos, a convergência das mídias se faz presente no nosso dia-a-dia. Por isso no meu contexto profissional procuro utilizar o computador ligado a Internet para pesquisar textos, conteúdos e atividades que melhorem a minha prática pedagógica, uso celular para fazer fotografia para trabalho ou registrar momentos especiais na escola, enviar e receber mensagens e produzir pequenos vídeos. Em fim, podemos realizar atividades interagindo e desenvolvendo competências junto ao educando, não esquecendo que essas mídias hoje nos fornecem entretenimento e conhecimento.

Neste novo contexto de uso da Web 2.0 é importante destacar que enquanto educadores podemos ter todas essas ferramentas tecnológicas e oferecer novos meios para que de fato a aprendizagem aconteça de forma significativa, pois elas são facilitadoras do processo de aquisição do saber. O desafio do educador é como transformar essa experiência virtual numa ação prazerosa e produtiva na realidade do educando.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: