ROSINETE MARINHO DE OLIVEIRA – Convergência das Mídias

A) Na Segunda Etapa fiz a pesquisa, escolhi e recomendo o link Português – Aula 02 – Compreensão e Interpretação de Texto Parte 1 (criado em 08/08/2010).

B) A imagem que analisei na Terceira Etapa:

O texto e seu espaço na sala de aula:

C) Texto para o nosso blog:

Vivemos numa sociedade informatizada, hoje, sabemos que a tendência é de que haja uma convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo, o essencial é que este dispositivo possua ferramentas de produção colaborativa de conhecimento, de busca de informações atualizadas, e isso possibilita uma comunicação multidirecional, na qual todos são autores do processo ou, pelo menos, têm potencial para ser.

*Conceituando Convergência das Mídias, segundo alguns estudiosos:

Na contextualização histórica, segundo Briggs e Burke em “A História Social da Mídia” (2004), convergência é uma palavra que desde a época de 1990 é aplicada ao desenvolvimento tecnológico digital, à integração de texto, números, imagens, sons e a diversos elementos na mídia.

De acordo com Fragoso (2005), a convergência midiática deve ser compreendida em duas dimensões: a dimensão cultural, de produção e difusão de sentido, capaz de construir significados para comunidades interpretativas; e a dimensão tecnológica, que transcende as técnicas de transmissão para a construção e consumo de significados e garante processos de formação técnica que geram ritos sociais compartilhados e aceitos publicamente.

Henry Jenkins (2006) afirma que convergência se refere à produção, veiculação e consumo das mídias e não apenas aos aparelhos em que as consumimos, mostra que não

existe mídia morta,há tecnologias que ficam velhas, mas a mídia não acaba. O que existe é o acréscimo de camadas complementares de várias mídias e mudanças nas relações entre essas camadas. O que muda é a importância delas para a sociedade.

Além disso, quando se refere à convergência, Henry Jenkins, não está falando especificamente de aparelhos, mas de conteúdos e narrativas, afirma, com tantas tecnologias e possibilidades, a convergência de mídias envolve tudo.

Utilizamos as novas tecnologias em nossas aulas de diferentes maneiras, envolvendo a participação ativa dos alunos, como: em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos, como o blog, o wiki, e o fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, para desenvolver a criatividade, a coautoria e senso crítico.

Escrevemos textos, com muitas possibilidades de edição, inserção de imagens, de gráficos, vários tipos de letras, de formatação do texto imagem, de cores, pois os programas de multimídia são acessíveis, permitindo o uso e a produção de textos, imagens fixas e em movimento, voz, música, navegando de forma aleatória, não linear, com interferência decisiva do aluno que, nos programas de hipertexto, pode acrescentar suas próprias informações, executamos atividades presencial e a distância, nos comunicamos também através de redes eletrônicas, enviando e recebendo mensagens relativas ao conteúdo da aula. Utilizamos também o computador se aliando ao CD-ROM e ao DVD gerenciando a leitura e a busca de informação, leituras rápidas sequenciais e aleatória, mais interativas, que se liga a uma televisão ou a um data show, ampliando para o grupo de alunos os dados e imagens que estão no computador.

Acreditamos que no contexto escolar a velocidade da transformação tecnológica tem sido um dos fatores que têm aumentado a importância da necessidade dos indivíduos desenvolverem a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado, e para o professor o fator tem sido a necessidade de adotar ações mais eficazes frente à multiplicidade, diversidade das formas de agir e aprender, sendo assim as tecnologias de informação – rádio, televisão, vídeo, computadores e todas suas combinações – abrem oportunidades para a ação pedagógica com a diversificação e transformação nos ambientes de aprendizagem, que requerem novas dinâmicas, propostas, atuações e interações, bem como novas organizações de tempos e espaços, para que os alunos possam utilizar as novas mídias para expressarem e desenvolverem no processo ensinoaprendizagem suas atividades escolares.

A tecnologia está abrindo um leque de opções para os produtores e consumidores de mídia, nesse caso a convergência de muitas tecnologias novas, principalmente os eletrônicos, permitem hoje inúmeras escolhas contínuas, ampliam as possibilidades de interação, tornam a sociedade mais e mais multimídica. Portanto, a utilização dos recursos tecnológicos é de suma importância na comunidade escolar e nessa perspectiva acreditamos que o seu uso, mais precisamente o computador, permite uma dinâmica que vem ajudar no processo de ensinar de forma prazerosa tanto para o aluno como para o professor adequando os suportes tecnológicos às atividades em sala, pois é fundamental que se encontre disponível no ambiente escolar como técnica de intervenção interdisciplinar e que se estabeleça uma relação com a realidade do aluno, mais especificamente é preciso pensar e contar com as possibilidades e com os desafios, levando sempre em consideração as limitações e as possibilidades de cada ser humano.Como salienta Hernández: “Propostas educacionais baseadas no uso de várias mídias e recursos tecnológicos são fundamentais para ajudar o aluno a compreender a realidade, examinar os fenômenos que os rodeiam de uma maneira questionadora, contribuindo, não só diante das experiências cotidianas, mas também diante de outros problemas e realidades.”

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário