ALEXANDER GOMES DA COSTA PAIVA – Sociedade Midiática


  1. Vídeo 1 (Stop Motion): 

    Vídeo 2 (Stop Motion):

  1. Foto no Laboratório de Informática “Mahatma Gandhi”, Esc. Mun. Luís Carlos Guimarães, Nova Parnamirim, Parnamirim/RN.

  

  1. Texto :

Sociedade Midiática

Numa breve retrospectiva histórica, podemos registrar algumas mudanças tecnológicas no âmbito social e, portanto, educacional. Na tentativa de esclarecermos melhor isso, citaremos algumas práticas corriqueiras nas duas últimas décadas do século XX: ouvir música, comunicação interpessoal a distância e fotografias. Naquele período, o acesso às músicas se restringia ao uso do toca-fitas ou de uma rádio local AM/FM. Quanto à comunicação interpessoal a distância, ou seja, o telefone, era de elevado valor comercial, cujo comércio era feito mediante “ações”, de modo que a comunicação a distância mais acessível para a maior parte da população ocorria através de cartas, que dependendo da distância, a informação veiculada demorava dias, semanas, para chegar ao destinatário e mais outra espera para a informação retornar ao remetente. As fotografias eram privilégio de poucos e geralmente em momentos especiais, posto que poucas pessoas possuíam máquina fotográfica e, além disso, era necessário comprar um filme com capacidade para 12, 24 ou 36 fotos, geralmente, tinham que saber colocá-lo na máquina, senão perderiam todas as fotos. Além disso, a revelação não era rápida.

Queremos, com isso, evidenciar que há pouco tempo, as mídias na sociedade apresentavam uma característica unívoca/singular, ou seja, um dispositivo diferente para determinada atividade. Entretanto, ao longo dessas décadas até os dias de hoje, ocorreram mudanças, sobretudo quanto à disseminação de dispositivos tecnológicos novos e sua utilização em escala abrangente, estabelecendo às mídias uma característica híbrida, visto que fotografar não é mais uma exclusividade da câmera fotográfica, assim como comunicar e ouvir música não são exclusivos do telefone e som, respectivamente. Atualmente, os dispositivos tecnológicos assumem a função de convergir as mídias, interligando-as de modo a estabelecer a interação entre os dispositivos digitais. Dessa forma, definimos o conceito de convergência das mídias.

Em nosso meio profissional, a convergência das mídias se configura na utilização dos computadores do laboratório para realização de atividades diversas com jogos educativos, apreensão e produção de conteúdos utilizando as ferramentas de texto e imagem; alimentação de Blog; e uso de algumas mídias, pen drive, CD,DVD, câmera digital, etc.

Com a convergência das mídias, a escola, legítima socializadora de conhecimentos historicamente produzidos e culturalmente organizados, pode cumprir sua função social com mais afinco, uma vez que novas práticas estão sendo incorporadas por intermédio da tecnologia. Sendo assim, podemos utilizar diversas interfaces para suscitar aprendizagens significativas como o Blog, que pode ser usado para postar e divulgar atividades do tipo: texto escrito, imagens, vídeos, etc.; a Webquest pode propiciar interação entre professor/aluno-aluno/aluno, tendo como princípio a pesquisa sobre assuntos diversos, conforme a finalidade da situação; e o YouTube pode ser usado tanto para instigar a apreensão e produção de conteúdos quanto para divulgar as produções dos alunos.

No que concerne aos dispositivos móveis, o celular, com a peculiaridade de convergir diversas mídias e representar mobilidade, apresenta possibilidades de desenvolver atividades de registro através da captura de imagens in locus, a gravação de alguns trechos e a interação grupal com o uso de mensagens, a fim de obter um produto final (folder, apresentação de slides, etc).

Em síntese, a convergência das mídias no contexto da Web 2.0 e a mobilidade de seus dispositivos propiciam ampliação e consolidação do potencial construtivo da escola.

 ALEXANDER GOMES DA COSTA PAIVA

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: