TURMA 10 – JUDSON DE ARAÚJO SARAIVA DANTAS

TURMA 10 – JUDSON DE ARAÚJO SARAIVA DANTAS

1 – Link: http://www.youtube.com/watch?v=VM43UznSX1s& feature=related

Praças de Currais Novos - RN!
Praças de Currais Novos – RN!

A educação e a comunicação sofrem uma aproximação mais ampliada ainda pela forma como ambas são requisitadas no atual momento da sociedade. As categorias distintas representadas pela educação e pela comunicação sofreram uma grande convergência entre si e com todas as áreas do conhecimento, com todas as formas de expressão, com toda a visão sonhadora de progresso e a necessidade de melhor formação do homem na atualidade. A evolução dos suportes midiáticos ampliou este desejo de se comunicar e de aprender possibilitando que a aprendizagem ocorra em múltiplos espaços, seja nos limites físicos das salas de aula e dos espaços escolares formais, seja nos espaços virtuais de aprendizagem.

Essa convergência de mídias discute as tecnologias e novas mídias num processo global que agora tem que ser absorvido, apontado e transmitido também para um processo educacional. É essa narrativa transmídia como nova forma de comunicação e geração de conteúdo que promete inovar com algo fascinante o que conhecemos bem: o ato de transmitir saberes, de educar.

Uma ferramenta que surgiu para o aperfeiçoamento da convergência de mídias foi a web 2.0 que alcançou sucesso por utilizar um dos fatores que contribuíram para o crescimento da internet como meio de comunicação e entretenimento e socialização, ou seja, à constatação de que na internet o usuário tem uma experiência totalmente diferente da obtida com a televisão ou qualquer outro meio de comunicação. Enquanto a televisão transmite o seu conteúdo para o usuário, sem nenhuma interação, a internet possibilita ao usuário criar seu próprio conteúdo, participando dele ativamente por intermédio de várias ferramentas como: blogs, wikis e redes sociais, acrescentando, modificando, transformando a notícia e gerenciando o que deseja ou não receber, ler e comentar diariamente.

A convergência de mídias já pode ser observada no cotidiano da sala de aula, no universo de vários professores, vejamos um exemplo do uso de algumas ferramentas que proporcionaram a convergência das mídias:

As atividades propostas pelo professor de História incluiu o uso do computador, internet, celular e câmera digital. Ambas as atividades fizeram uso do computador a atividade um (1) serviu para que os alunos aliados também a internet, pudessem assistir via Youtube ao vídeo “Nazi Propaganda” e logo em seguida analisar o conteúdo do vídeo fazendo relação com o que foi exposto (explicado) pelo professor. Na atividade dois (2) o computador serviu como forma de apresentação das imagens colhidas pelos alunos utilizando celular ou câmera digital, onde os mesmos tinham que identificar imagens de estátuas e explicar a relação delas como símbolos da história do município de Currais Novos.

A convergência de mídias implica também em mudanças de atitude e comportamento entre os diferentes atores sociais e no uso e apropriação das mídias. Ou seja, o uso e apropriação das TIC’s possibilitam novas formas de estar, perceber e sentir o mundo, assim como novas formas de comunicabilidade e relacionamentos. Pensar na convergência das mídias requer de todos algo mais que uma mudança de postura. Requer um novo aprendizado e uma lógica de raciocínio facilmente encontrável entre as gerações.

Judson de Araújo Saraiva Dantas

Professor de História da Escola Estadual Tristão de Barros

Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: