TURMA 10 – GLÍCIA MARIA FERNANDES DE MEDEIROS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA- POLO CAICÓ

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

PROFESSOR: MARCOS AURÉLIO

TUTOR: LOURIVAL-T.10

ALUNA: GLÍCIA MARIA FERNANDES DE MEDEIROS

 http://www.youtube.com/watch?v=u__gYQva84c

Alunos na biblioteca.
Alunos na biblioteca.

No contexto atual da sociedade tecnológica é indispensável termos em mente de forma clara a definição das convergências das mídias, nesse sentido alguns estudiosos definem como sendo uma inteligência coletiva construída a partir das tecnologias modernas de telecomunicações (rádio, televisão, redes de computadores e de telefonia móvel e fixa ente outros) atentando para as transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais percebidas no cenário contemporâneo dos meios de comunicação. Desta feita através dos suportes tecnológicos são realizadas as trocas coletivas e colaborativas de informação e comunicação entre as pessoas das diversas partes do mundo, onde tudo e todos convergem.

O cenário educacional, área que atuo, não poderia ficar de fora desse contexto de mudanças e transformações tecnológicas. Nessa perspectiva, a escola em que atuo como professora regente de biblioteca está permeada por diversas tecnologias midiáticas: na telessala dispomos de TV, DVD, Caixa de som, Aparelho de som, Data show, notebooks, microfone entre outros, ainda dispomos de laboratório de informática com cerca de trinta computadores conectados a internet, a biblioteca com um significativo acervo de literaturas diversas, livros de outras áreas de conhecimento para pesquisa, gibis, um computador conectado a internet, periódicos diversos, temos a rádio educativa,  em que os profissionais poderão integrá-las em sua prática pedagógica.

Dessa forma, na biblioteca onde trabalho, a convergência das mídias também está presente e sempre busco desenvolver minhas atividades nessa perspectiva com os frequentadores, pois algumas das obras do acervo disponível, já acompanham DVDs ilustrando a obra, a exemplo do auto da compadecida, nesse sentido os leitores que têm interesse em ler a obra além do empréstimo também desenvolvemos um trabalho conjunto com a telessala e agendamos apreciação da obra em DVD, ainda indicamos sites livres para que os alunos e leitores em geral possam baixar obras do seu interesse, indicamos blogs relacionados a diversos autores  em que eles podem interagir e ainda indicamos o youtube que dispõe de uma variedade enorme de vídeos relacionados. Nesse contexto as tecnologias também convergem no meu campo de trabalho e favorecem trocas riquíssimas colaborativas do conhecimento, produzidos através desses ambientes de informação e comunicação.

Relativo ao uso das tecnologias disponíveis no contexto da Web 2.0, o  YouTube  integrado aos objetivos pedagógicos e ao tema de estudo em qualquer área do conhecimento, tem contribuído significativamente para o trabalho que desenvolvo na biblioteca como professora regente no tocante a mediar às atividades dos alunos e professores leitores e frequentadores da biblioteca e bem como no desenvolvimento de projetos. Considero o youtube como sendo de fundamental importância no contexto escolar por ser um ambiente de hospedagem e compartilhamentos de vídeos em que pode corroborar para situações significativas de aprendizagem em trocas colaborativas por pessoas das mais diversas partes do mundo. E, além desse recurso que a Web 2.0 favorece, ainda oferta outros como: o portal do professor, blogs, sites abertos para baixar livros entre outros.

Quanto às tecnologias móveis (celulares, notebooks, câmeras, digitais entre outros) elas também convergem no espaço da biblioteca onde atuo, quando os alunos gravam e filmam a explicação do professor sobre determinado conteúdo trabalhado, ainda acessam a internet através dos celulares para pesquisa,  trocam torpedos, fotos, através dos dispositivos disponíveis em um único aparelho, por fim o contexto tecnológico é real e como educadores podemos nos integrar nesse contexto de constantes transformações e favorecer situações significativas de aprendizagem em trocas colaborativas de informação e comunicação, através das tecnologias móveis, já que nossos alunos são tão fascinados com esse cenário tecnológico e demonstram grande habilidade na operacionalização das ferramentas disponíveis, enquanto que alguns de nós educadores estamos engatinhando na descoberta das funcionalidades disponíveis nos dispositivos tecnológicos.

 

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: