Francisco De Assis Da Silva – Convergência das Mídias na Educação

Na segunda etapa do Curso de Especialização em Mídias na Educação, utilizei o vídeo baixado do youtube que pode ser encontrado no link:

Refere-se a utilização da água e dos recursos naturais, pois devido ao mau uso desses recursos estamos diante das catástrofes que assolam desde o Japão ao nosso Brasil.

b) Na terceira etapa a imagem ligada a minha área de trabalho foi a foto da Escola Municipal Monsenhor Pereira da Costa.

Concordo com o Tutor Eugênio Pacceli, pois ao postar apenas a foto da escola sem citar ou fazer uma relação à como ela seria utilizada em minhas práticas pedagógicas ficou apenas uma foto de uma escola citada o nome, mas é que ela é fruto de um projeto intitulado: minha vida, minha comunidade, onde os alunos tiraram fotos de suas comunidades desde os sítios, vilas e os que moram na cidade. Sendo assim esta foto foi do grupo de alunos que tiraram a foto das principais entidades e instituições que existem na cidade e assim fizemos uma reflexão sobre as projeções que nossa escola tomou pois no principio eram apenas 4 salas de aulas e hoje são 9 salas, sendo que as 5 construídas foram devido as necessidades provocadas pelo aumento significativo de alunos para o nível de ensino oferecido pela escola e fizemos uma reflexão referente a essas construções em nossa cidade, desde a sua estrutura física na qual analisamos a construção até a manutenção dela, por que alguns dias atrás caiu uma sala de aula de uma das escolas do município e isto nos trouxe um estado de preocupação e alerta. Desculpe as minhas faltas em não ter relatado o significado ou o porque da foto.

c) O que é Convergência das Mídias, Como essa convergência está presente em sua atividade profissional; e como podem ser utilizadas na minha área de atuação.

No mundo em que vivemos e que a novidade de hoje está ultrapassada logo amanhã com a busca incessante pelo novo a utilização de diferentes tipos de mídias na área da educação que é a área que estou incluído precisam sempre estarem em convergência e muito bem aproveitadas nos planos de aulas, nos projetos educacionais porque está em convergência e que por definição: A Convergência das Mídias é a interação e a interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem.  No entanto, a Convergência das Mídias não de um modo caótico. Ela prevê uma ligação harmoniosa dos chamados media tradicionais, num suporte digital, virtual, que é consubstanciado no suporte físico que é o computador pessoal, com a mais-valia da interatividade. Atualmente a interatividade é o embrião que irá culminar numa convergência, já que a interatividade é a espinha dorsal da convergência porque as mídias precisam ser usadas numa interação verdadeira fruto de um planejamento bem elaborado e posto em prática. Um exemplo prático estando eu em uma sala de aula com meu notebook conectado a internet e anexado a um projetor de imagens(data-show) explicando um determinado assunto com um vídeo baixado no youtube e um dos alunos da sala está com seu celular conectado a internet e baixou outro vídeo interessante sobre o assunto e fala deles pra os colegas e pra que todos vejam suas idéias manda pra meu notebook via Bluetooth para que eu transmita a imagem no projetor, estes são exemplos práticos de uma excelente utilização das Convergência das Mídias.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: