Liv Derik Santos Soares – Convergência das Mídias na Educação

Olá, segue a atividade solicitada.

a)

O vídeo escolhido foi “A menina que odiava livros”

b)

Trabalho com maquetes, realizado durante a semana do índio na cidade de Parnamirim.

c)                      A convergência das Mídias e suas implicações em nosso trabalho.

A cada dia mais avanços acontecem na área tecnológica e a convergência dos meios eletrônicos torna-se mais completa e real. A convergência das mídias é um processo de integração entre os dispositivos digitais, computadores e as telecomunicações fruto do desenvolvimento global das economias.

Tal processo é capaz de influenciar nossas atitudes, costumes e ações inclusive no que se refere ao nosso trabalho. Somos professores, logo devemos levar em consideração à realidade em que nossos alunos estão inseridos, assim como seus hábitos e vontades, desse modo as novas tecnologias surgem como um suporte de extrema importância para o educador que busca inserir o educando em uma prática de aprendizagem significativa.

Em minha turma uso com freqüência a interdisciplinaridade, fazendo uso do computador e seus variados recursos em diversos momentos. Utilizamos o celular como uma alternativa para fotografar, acessar a internet entre outros, nos mais variados momentos da vida escolar. Isso só reforça a idéia de que a convergência dos meios eletrônicos é extremamente importante para uma boa manutenção das aulas ministradas.

No mundo atual o dinamismo das tecnologias nos permite a aplicação de diversos recursos em sala de aula criando dinamismo no uso das mídias e tecnologia. Uma proposta que tenho para minha turma é a criação de um blog, neste os alunos poderão colocar textos produzidos, fotos de eventos da turma (tiradas pelo celular ou mesmo câmera fotográfica) falar sobre temas atuais, entre outros recursos. Seria uma perfeita união dos recursos da Web 2.0 junto às tecnologias móveis.

Embora reconheça a importância da utilização desses recursos devo salientar que todo o trabalho deve ser muito bem planejado e mediado para que as atividades sejam atrativas e tenham real implicância no processo de aprendizagem das crianças.

Em suma podemos afirmar que o professor pode promover um processo de inovação na sua metodologia educacional, utilizando o conceito da convergência das mídias no contexto escolar. Trata-se de encontrar uma perfeita sintonia entre as novas tecnologias,  e o currículo trabalhado. Tal processo poderá possibilitar a vivencia de novas práticas tanto pelo educando quanto pelo professor, tornado o processo de ensino-aprendizagem mais rico e prazeroso.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: