Ribanilda Rayane de Oliveira – Convergência das Mídias na Educação

a)    Vídeo selecionado: Música “Errar é humano”, de Toquinho, através do link:

      b) Registro de aula passeio realizada com crianças de um centro infantil do município de Parnamrim, durante o desenvolvimento de um projeto, entitulado “Lixo, pra quê te quero?”.

Registro de aula passeio realizada com crianças de um centro infantil do município de Parnamrim

 

 

 

 

 

 

 

c) Post

 

A convergência das mídias

Nos últimos anos é perceptível, de forma bastante incisiva, a fusão estabelecida entre a televisão, o rádio, a internet e outros veículos de comunicação. Essa relação implica no encontro de diversos elementos, sendo definida como convergência das mídias. Assim, esta trata-se da interação de dispositivos digitais e a comunicação.

Essa interação, além de contemplar as mudanças tecnológicas, interfere em aspectos comunicativos, nos modos de trabalho, nas formas de aprendizagem e nas relações pessoais.

No âmbito profissional, a convergência permite as pesquisas de conteúdos, o registro de vivências através de câmera de celular, dentre outras. Essa convergência é fundamental, pois é significativa para ampliação de conhecimentos e significação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Enquanto professora de educação infantil, essa relação é amplamente visualizada. Considerando a ludicidade que prática pedagógica permite e necessidade de uma diversidade de atividades a web 2.0 e dispositivos móveis são relevantes. De forma planejada, eles proporcionam através de vídeos, pesquisas de obras de arte, músicas, registros de experiências cotidianas através de câmera de celular, vídeos e outros. Além disso, vale citar o acesso a informação em qualquer espaço ou horário pré-definido.

Assim, no contexto educativo a convergência midiática é relevante, possibilitando relacionar tecnologia e conteúdos didáticos. As diversas possibilidades de atuação das mídias tornam o processo de aprendizagem lúdico, significativo, impulsionando alunos e professores na busca do conhecimento.

Anúncios

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: