Sentir o mundo de forma rápida

POR JOELMA BEZERRA DOS SANTOS CORREIA

Falar em convergência das mídias é sentir o mundo de forma rápida, aonde a comunicação e a expansão das informações chegam aos lugares mais distantes em curtíssimo espaço de tempo, através da internet seja com o uso do computador como remete o texto ou da telefonia móvel que hoje agrega a captura de imagens, a internet, etc em um único aparelho.

Em tempos passados só víamos o mundo nos telejornais nacionais, hoje podemos escutar a rádio de outros países ao acessar a internet, ver outros jornais permitindo ao interlocutor/internauta uma gama possibilidades. Ver o mundo sem precisar viajar, é ver outras culturas, enxergar outros modelos de vida, interpretar outros contextos, comunicar-se, gerenciar informações. Seja postando uma atividade, uma carta para um amigo que está distante ou uma foto de um lugar. Hoje se faz comunicação sendo protagonista e não um mero telespectador. A grande diferença está aí, às pessoas comuns saem a todo tempo do anonimato se assim o quiserem.

Desta forma o entendimento sobre a Convergência das Mídias pode-se reportar de acordo com o texto estudado na etapa 1 como a integração em um único artefato das telecomunicações, dos computadores e dos tradicionais meios de comunicação.

No âmbito escolar este novo modo de encarar a vida vem a cada dia ganhando espaço através das crianças que trazem seus aparelhos celulares de última geração e passam a enviar músicas e fotos para os colegas ou através de outras instituições que enviam por e-mail institucional/pessoal documentos informativos diminuindo assim a burocracia dos ofícios, dentre outras situações.

A dificuldade muitas vezes enfrentada nos espaços escolares ainda se esbarra na falta de equipamentos para todos os setores da escola poder integrar-se a si e com outras instituições e também na formação.  No entanto, os profissionais no campo da educação vêm se esforçando e buscando essa integração da escola com outras instituições em seus próprios lares ou através de seus computadores portáteis, apesar de sabermos que há escolas muito bem equipadas e fazendo o uso das mídias ativamente.

No entanto, esta atuação profissional também se estende para a pesquisa na internet sendo necessário que mais escolas possam socializar as suas idéias e conhecimentos sobre a educação nos blogs etc. Assim, o registro fotográfico se faz necessário no âmbito escolar por demarcar uma ação planejada evidenciando a cultura escolar de uma determinada localidade, seja fazendo uso do aparelho celular ou câmeras digitais e posteriormente ou no mesmo instante postando-os para apreciação de outras instituições/ pessoas que estudam, vivem ou pesquisam sobre educação.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: