TURMA 10 – LUSIANIA SOUSA DE LUCENA

TURMA 10 – LUSIANIA SOUSA DE LUCENA

Link do vídeo (segunda etapa) http://www.youtube.com/watch?v=vumSp2Roov8

Foto (terceira etapa)

Caatinga!

Caatinga!

Texto (quarta etapa)

Pode-se definir Convergência das Mídias como uma integração das mídias que convergem para interagirem em um único ambiente. Com a convergência, as mídias passam a transmitir seus conteúdos de forma integrada. Ou seja, é possível ter acesso a uma determinada informação através de vários meios de comunicação. Por exemplo: os jornais impressos possuem site e através destes disponibilizam na rede suas matérias adotando assim a postura de convergir. Atualmente, as várias mídias podem ser encontradas na internet e os usuários podem ter acesso a uma infinidade de informação em tempo real. O internauta pode ter conhecimento dos acontecimentos no momento em que eles estão ocorrendo. E assim as informações espalham-se de forma assustadora e chegam a todos os recantos do mundo em um só clique.

Dessa forma, torna-se fácil ficar informado de tudo o que acontece no mundo. Sem sair de casa é possível tomar conhecimento de algo que está ocorrendo do outro lado do mundo, por exemplo. Os educadores podem aproveitar-se desses benefícios oferecidos pela era da internet para tornarem suas aulas mais atrativas e/ou mais interessantes para seus alunos. Pois, tendo conhecimento de informações sempre atualizadas o diálogo com os educandos poderá se tornar algo mais prazeroso para os mesmos. Já que estes demonstram certamente um maior interesse pelos assuntos que são disponibilizados na rede do que por aqueles postos nos livros didáticos. A convergência das mídias, sem nenhuma dúvida é uma ferramenta que está intrinsecamente ligada à atuação do professor na atualidade. Pois os alunos, cada vez mais “antenados” com as notícias que os rodeiam por todos os lados, não admitem que o educador fique alheio a essas informações. É preciso reflexão e autocrítica para que as práticas pedagógicas possam ser mudadas. O quadro e o giz fazem parte do ambiente escolar e não vão certamente ser extintos, mas precisam ser trabalhados de forma conjunta com outras metodologias de ensino. Posso dizer que a convergência está presente em minha atividade profissional de diversas formas, a começar pelas reportagens à que tenho acesso pela internet para atualizar-me das notícias que julgo ser mais importantes para a minha atuação profissional.

Atualmente, professores e alunos devem aprender juntos, pois o professor realmente preocupado com a aprendizagem de seus alunos, deve respeitar e também aproveitar para dialogar sobre os conhecimentos adquiridos no cotidiano extra sala de aula dos estudantes. Sabemos que além do ambiente escolar existem também outros espaços de produção do conhecimento e, as mídias e a convergência das mesmas ocupam uma grande parcela desses espaços. Dessa forma, entendemos que as tecnologias se transformam em instrumentos fundamentais para a mudança na educação. As tecnologias web 2.0 e as tecnologias móveis podem ser incorporadas as ferramentas que já são utilizadas pelo professor no processo de ensino aprendizagem. Elas podem auxiliar na formação crítica dos educandos para que estes se desenvolvam de forma a ter autonomia e confiança na resolução dos conflitos que a vida impõe.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: