TURMA 10 – OGICLEIDE BEZERRA DE SOUZA

TURMA 10 – OGICLEIDE BEZERRA DE SOUZA

http://www.youtube.com/watch?v=rGnoHrBuG5o

Merenda Escolar!

Merenda Escolar!

 1) Convergência de Mídia – como o próprio nome sugere – é fazer com que o consumidor saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção as novas mídias: internet, celular etc. Mas como fazer isso? Como fazer com que o leitor do Globo deixe de folhear o jornal para abrir janelas e pop-ups? Como chamar a atenção do consumidor se ele está a todo momento sendo bombardeado de informação e propaganda? Esse é o desafio. Com a atual tecnologia, o consumidor fica na sala vendo TV, com o celular ligado ao lado e no colo, um notebook. Enquanto ele assiste a um programa de TV, está ali, o tempo todo conectado (como uma rede wireless, lógico) e de um comercial para outro, sempre aproveita para mexer no celular, ou navegar em algum site. Aí, de repente, surge um comercial na TV com uma promoção que tem acesso pela web. Qual a probabilidade desse consumidor, que está ali, com o notebook no colo, entrar no site e ter o contato com a marca?

 2) Já estamos vivenciando há alguns anos um processo acelerado de mudanças no que diz respeito a evolução tecnologia. Essa evolução nos meios de comunicação e circulação de informações, nas sociedades contemporâneas, impõe o domínio de novas aprendizagens e de novas competências, para o acesso e manejo de todo um mosaico articulado e interconectado, interativo e multifuncional. Na minha função profissional a convergência das mídias se faz presente durante todo o tempo:nas mensagens trocadas através do SMS, no mp3 do celular,nos jogos eletrônicos, tão apreciados pelos adolescentes, nas pesquisas realizadas através da internet para a apresentação de trabalhos, nas mensagens online através do MSN, nas redes sociais e em muitas outras situações. Mesmo para aqueles que o poder aquisitivo não permite a portabilidade de um aparelho móvel, nem possuem acesso a computadores em casa nem na escola, utilizam as lan houses para se manter conectados a toda essa parafernália tecnológica.

3) Na minha área de atuação profissional, as tecnologias WEB 2.0 e tecnologias móveis podem ser utilizadas de várias formas: na criação de um blog, por exemplo, onde as merendeiras poderiam postar fotos capturadas através de aparelhos celulares ou máquinas fotográficas digitais, postar textos, criar espaço de discussões, enviar e acessar mensagens, jogos,etc. Poderiam também utilizar o youtube para acessar ou publicar vídeos. Enfim as possibilidades são inúmeras. Mas é necessário primeiramente nos conscientizarmos dos avanços e impactos resultantes da convergência das mídias nas nossas vidas. As dificuldades e desafios nas escolas públicas são enormes, pelo próprio contexto brasileiro de desigualdade social e distribuição de renda desigual. Mas ignorar todos esses avanços tecnológicos é impossível.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: