convergência tecnológica e convergência das mídias

POR MARIA SALETE VIEIRA DE OLIVEIRA

Com a influência da integração das mídias sobre as atitudes, costumes e ações das pessoas pertencentes a uma sociedade, foi que as  máquinas de comunicação com as funcionalidades dos dispositivos foram agregando novas funcionalidades, para comunicar, informar, compartilhar e produzir novas informações. Essa integração entre os dispositivos digitais, os computadores e as telecomunicações passa a ser definida como convergência tecnológica e convergência das mídias. Assim, o computador agregou a Internet e dessa emergiu diferentes possibilidades. Os celulares que possuíam a função de telefonia móvel passaram a agregam envio de mensagens, acesso à Internet, câmeras que filmam e capturam imagens, serviços de informação, agendas. O atual formato da televisão, migrando para a transmissão digital e para a capacidade interativa entre usuários e produtores.

No contexto escolar a utilização das tecnologias midiáticas está presente em todas as ações pedagógicas, junto aos professores servindo de facilitador a comunicação. A internet e os demais dispositivos tecnológicos tem tido um papel importante nas relações educacionais, mediadas pelas novas tecnologias, tornando mais dinâmicas as aulas, as produções e as pesquisas dos alunos. Com a inclusão digital, os professores passaram a ter acesso, tanto aos computadores quanto à internet. Essas convergências na educação vêm enriquecendo a prática pedagógica e favorecendo uma aprendizagem mais significativa.

Na escola, os dispositivos como máquina fotográfica, multimídia, computador/ internet, estão sendo usados pelos professores e alunos para apresentação e produção de trabalhos, apresentação de aulas pelos professores e com atividades de  comunicação entre toda comunidade escolar. A grande vantagem desses dispositivos móveis na escola é comunicar e informar a qualquer tempo e de qualquer lugar, viabilizando mais do que informação e entretenimento. Utilizar-se desses meios favorecem ao alunado e a escola o envolvimento de todos, inclusive dos familiares e comunidade, contribuindo com o processo de aprendizagem e favorecendo a interação, a socialização e a comunicação educativa.

SÍNTESE REFLEXIVA

No momento em que iniciamos o estudo da disciplina CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS, nos deparamos com conceitos e definições  que serviram de subsídio para a compreensão e ampliação de conhecimentos prévios sobre o que seria convergência no mundo das mídias, e isto nos conduziu a um entendimento bem fundamentado sobre o que é convergência em um sentido mais geral da palavra propriamente dita, como sendo o ato de convergir; como ponto ou grau em que algumas linhas, ou raios luminosos se convergem. Após termos esta compreensão passamos a evidenciar que a convergência ocorre quando estão presentes, elementos da linguagem de duas ou mais mídias, interligados pelo o mesmo conteúdo em um único ambiente.

Na sociedade atual são exigidos de cada indivíduo conhecimentos, informações e habilidades que permitam a ele interpretar e analisar de modo crítico e eficiente, a crescente quantidade de informações veiculadas através das mídias, com velocidade e em quantidade cada vez maiores. Partindo dessa concepção, temos vivenciado nos últimos anos um intenso desenvolvimento tecnológico, cujos reflexos são percebidos cada vez mais em nossa sociedade através da convergência presente nos aparelhos, bem como, das descobertas que vêm acontecendo em períodos curtos de tempo.

 

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: