VANDA CLAUDIA DE MEDEIROS ARAUJO BARROS – Convergência das Mídias

POR VANDA CLAUDIA DE MEDEIROS ARAUJO BARROS

A foto escolhida está relacionada ao contexto educacional pedagógico. Trata-se de técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação do Município de Parnamirim/RN, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, numa reunião de estudo.


Refletindo sobre as potencialidades das novas mídias na perspectiva da convergência, evidenciamos o papel da convergência das mídias na educação que, colocada nessa nova perspectiva, já não pode mais ser pensada como antes. Atualmente, as relações educacionais, mediadas pelas novas tecnologias, tornam-se mais dinâmicas e diversificadas , com professores e alunos no papel de autores de um mesmo processo educacional interativo.

O espaço educativo passou a contar com este excelente recurso para acrescentar na construção do conhecimento, os professores estão tendo acesso e utilizando cada vez mais as diversas mídias em atividades didáticas com a intenção de ampliarem a interação professor-aluno e aluno-aluno, expandirem os processos educativos para além do tempo e espaço da aula e fazerem com que os alunos tenham mais oportunidades de produzir suas atividades.

Portanto, para que o sucesso dessa parceria utilização das novas mídias na perspectiva da convergência junto a sua utilização por educadores, possa dar certo, necessitamos de melhorar e fazer adaptações no currículo, no sentido de agregar e de qualificar novos referenciais, de assimilá-los, experimentá-los e torná-los cotidianos. Trata-se de dar uma ênfase às práticas que utilizem as diversas mídias, situando-as e legitimando-as como inovadoras, sem que isso represente uma ruptura, e sim uma atualização acompanhada de contínuas ressignificações.

Essa atualização consiste em dar um lugar ao novo. E o novo que aqui nos referimos surge do que conhecemos como convergência das mídias, tecnologias móveis e mobilidade, potencialidades comunicativas, redes sociais, ferramentas colaborativas e interativas, espaços tecnológicos convergentes, que aos poucos e cada vez mais vem sendo utilizada no espaço educativo.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: