MÓDULO I – CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

POR GILDETE RODRIGUES DO NASCIMENTO ALMEIDA

http://www.youtube.com/watch?v=zTEyARYeh9I&NR


As Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja no cotidiano social, seja no espaço escolar. No entanto, o que se torna preciso hoje é a nova perspectiva da interatividade. Com essa visão a convergência das mídias vem propor uma transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis autores de produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo. Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se reunidas várias funções. Frente a este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias: a interatividade.

No âmbito escolar convivemos diariamente com uma diversidade de tecnologias, dentre elas: o aparelho celular, o computar e a internet. Todas estas, podendo ser utilizadas com enormes possibilidades (como apoio a prática, produção de conhecimento ou apenas comunicação). Isto é um fator que vem caracterizar que as convergências se fazem presente nas atividades docentes. Entretanto, precisa haver um redimensionar de suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os alunos quanto para o professor, tendo sempre a interatividade com propósito central. Fica evidente que a web 2.0 por ser um ambiente que propicia a colaboração e autoria da informação, pode ser utilizada em minha atuação profissional como ferramenta que potencializa diferentes aprendizagens. Podendo ser usada só como apoio à prática, ou principalmente, na produção de informações e conhecimentos (vídeo/blogs/ you tube pesquisas/redes sociais-orkut-msn/etc.).

Tecnologias móveis são ferramentas comuns à comunidade escolar e sociedade. Então, refletir seu uso, possibilidades e implicações na ação docente, torna-se um fator relevante para educadores e principalmente, instituição escolar. Estes dispositivos fortemente presente no espaço escolar pode se convergir na medida em que for usado na prática docente com perspectiva pedagógica (em aula, apresentações, produções, filmagens, fotografias) em tempo real e, ser compartilhado na web (you tube/email/blog/etc.), também em tempo real. É notório hoje, afirmar que os estudantes pensam de modo diferenciado em virtude das interações vivenciadas a partir dos artefatos típicos da tecnologia digital. Em face deste cenário de mobilidade e ubiquidade dos dispositivos e sua conotação educativa podemos, de fato, afirmar que as tecnologias são meio, apoio, suporte, que estruturam o modo de representar a informação. Com o avanço das redes, da comunicação em tempo real, dos portais de pesquisa, as tecnologias se transformaram em instrumentos fundamentais para a mudança na educação.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: