About

This is an example of a WordPress page, you could edit this to put information about yourself or your site so readers know where you are coming from. You can create as many pages like this one or sub-pages as you like and manage all of your content inside of WordPress.

Anúncios
  1. #1 por Francisca de Oliveira Fernandes em 01/05/2011 - 21:01

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
    SEDIS-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

    ATIVIDADE DA ETAPA 04/MÓDULO I
    ALUNA: Francisca de Oliveira Fernandes
    TUTORA: Patrícia Gallo (turma 06)

    Estamos vivendo um momento no qual o acesso à informação é viabilizado por meio de vários instrumentos tecnológicos, os quais possuem várias mídias que convergem a um mesmo dispositivo, como por exemplo os celulares que hoje podem agregar, além da telefonia, a TV, a câmera digital, o rádio, etc. É nesse “universo tecnológico” que reuni várias possibilidades e funções de informação e comunicação em um mesmo ambiente, que temos a convergência das mídias.
    A utilização das diversas mídias está presente na escola, seja como mais um recurso pedagógico ou mesmo como um meio de ampliar o conhecimento, desde muito tempo. Atualmente, as mídias digitais estão sendo mais utilizadas que a mídia impressa pela facilidade de acesso àquela. Nesse sentido, enquanto coordenadora pedagógica procuro sempre fazer uso das mídias para complementar as orientações que faço às professoras, conforme a necessidade apresentada, como por exemplo a discussão sobre a alfabetização por meio de nomes próprios e do texto lista, na qual sugeri assistirem aos vídeos que encontrei no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=gOenpfDWPeA&feature=share (vídeo sobre sondagem inicial) e http://www.youtube.com/watch?v=w5LFEvEtqTQ&feature=share (vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores PROFA/MEC). Do mesmo modo, o uso da fotografia que possibilita várias abordagens temáticas conforme o objetivo estabelecido pelo professor, como:

    (O ontem sob a mira tecnológica de hoje.)

    Essa foto abre um leque de possibilidades de discussão podendo abranger o espaço histórico, o geográfico, o social e o tecnológico, desde que o professor faça as devidas orientações aos seus alunos.
    Portanto, o uso das mídias na escola, hoje em dia, está mais fácil, ou seja, os avanços tecnológicos e digitais aumentaram as possibilidades de, tanto o aluno como o professor serem atores e autores do conhecimento e dos conteúdos didáticos planejados e discutidos no espaço escolar. Assim, por exemplo, o professor pode a partir de um projeto (O lixo), solicitar que os alunos fotografem em casa, na rua, ou até mesmo na escola, várias situações que apresentam o assunto em questão, em seguida pode abrir um blog para postagem das fotos e discussão sobre o assunto para que a turma interaja entre si e com o professor.
    Há também a possibilidade de se fazer um vídeo sobre o assunto e postá-lo no youtube, para posterior debate.

  2. #2 por Maria Celiana Gomes em 01/05/2011 - 21:18

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
    PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍIDIAS NA EDUCAÇÃO

    ATIVIDADE DA 4ª ETAPA
    ALUNA: Maria Celiana Gomes
    a) O link do filme sobre educação Fiscal:

    b) A foto analisada na terceira etapa:

    c) O texto
    No contexto atual porque passa a sociedade, a presença das novas tecnologias vem exercendo um papel preponderante na vida das pessoas. Essa evolução tecnológica favorece uma nova forma de conceber o mundo a sua volta, surgem novas formas de comunicação e as mudanças ocorrem em um ritmo bastante acelerado que geralmente não conseguimos alcançá-los. Com o surgimento da internet as pessoas ficam conectadas entre si numa rede de comunicação mundial. Dessa maneira, podem interagir enviando ou recebendo mensagens, ouvindo músicas, assistindo a um vídeo ou mesmo digitar um texto e muitas outras possibilidades vai está a sua disposição. Da mesma forma o aparelho celular, que apresenta enes possibilidades de comunicação, enviar mensagens, acessar internet, tirar fotografias, além de continuar exercendo sua função primeira: conversar com as pessoas. Essa interação entre as novas tecnologias é o que caracteriza o conceito de convergência das mídias.
    Como já foi mencionado as novas TICs estão presente em nosso dia a dia, invadindo nossas vidas de uma maneira impressionante. Nosso ambiente de trabalho não podia ser diferente. Para realização das nossas atividades profissionais necessitamos de um computador diariamente, seja para ter acesso a sites informativos ou digitar textos, interagir com os educadores e educandos. Portanto essa convergência está bem presente na nossa atuação profissional.
    No que diz respeito a Web 2.0, as possibilidades são muitas como uso educacional. Grande parte das escolas utiliza Blogs para estabelecer comunicação entre a comunidade escolar, favorecendo a interação e estimulando a aprendizagem.
    Como em algumas instituições públicas os educadores receberam Notebooks e muitos alunos possuem celulares que acessam internet, é possível ampliar essa interação incentivando e orientando a criação de blogs pelos próprios alunos para que postem seus pontos de vista, façam seus comentários ou fique por dentro dos projetos desenvolvidos na escola e sua repercussão na comunidade. E o melhor é que podem fazer isso onde quer que estejam, dentro ou fora da sala de aula. Essa é uma das vantagens da tecnologia móvel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: