Convergência das Mídias

A Convergência das Mídias e Educação

 

É impossível pensar sobre a convergência de mídias sem refletir sobre o cotidiano, o presente. Na verdade, é um processo no qual todos somos testemunhas e ao mesmo tempo atores. Dois importantes componentes nesta fusão que está se estabelecendo entre tv, rádio, internet e veículos impressos são a digitalização do conhecimento e a disponibilidade deste saber acumulado numa rede mundial de difícil controle.

Outro exemplo de convergência midiática é o celular, um aparelho que possibilita o usuário, além de falar com outra pessoa, filmar, fotografar, gravar conversas, realizar conferência, jogar, enviar mensagens e, dentre outras coisas, acessar a internet.

Essas ferramentas não podem ficar marginalizadas da escola, pois já fazem parte do cotidiano dos alunos, sempre antenados nas novidades eletrônicas e digitais. Elas podem ser aliadas a ação pedagógica, no sentido de contribuir com a formação dos educandos.

Existem várias maneiras que podemos, enquanto educadores, facilitar o ensino aprendizagem por meio do uso dessas ferramentas tecnológicas em sala de aula, levando em conta o acesso e a mobilidade proporcionados por esses instrumentos.

Há um vídeo no you tube que ilustra bem como aliar o uso das mídias e sua convergência em sala de aula. É uma pequena história criada, produzida, narrada e dirigida pelos alunos. Eles utilizaram o recurso do stop motion para animação do vídeo. É uma maneira diferente e dinâmica de contar histórias, criando, produzindo, postando na net e assistindo com os alunos. Segue, link abaixo.

Os educandos estão cada vez mais atualizados na rede, se eles ainda não têm um PC em casa, não é problema, pois o acesso às lan houses são fáceis e baratos. Nesse sentido, o educador precisa estar sempre atento, sempre aberto às mídias, principalmente a internet, pois poderá ficar à margem da sociedade. Infelizmente, mas há muitos professores que resistem ao uso com PC e da internet.

Na perspectiva da mobilidade, os estudantes podem fazer uso dos computadores conectados à Internet, não apenas em laboratórios de informática com acesso uma ou duas vezes por semana, mas também nas salas de aula, em museus, parques, em estudos de meio e em casa.  O computador estará à mão para uso no momento que se mostrar adequado, e não apenas em um dia e horário previamente agendado para uso do computador no laboratório de informática. 

Destaquei a citação acima porque o acesso à internet é um sonho meu em relação aos alunos da escola em que trabalho. Pois o uso da sala de informática ainda está a passos lentos, há apenas uma ambiente informatizado para 13 turmas, assim, uma vez a cada 15 dias meus alunos têm acesso aos computadores. Eles ficam mto felizes qdo chega o dia da aula de informática, mesmo q seja somente para utilizar alguns programas disponíves no PC, pois não há acesso da escola à internet, ainda. Se a proposta da mídia móvel, como o uso dos laptops para cada aluno em sala de aula, estivesse em funcionamento, seria um salto de grande magnitude para os nossos alunos.

Precisamos, além do acesso às mídias móveis e uso da internet em sala de aula, de professores capacitados para o uso dos mesmos direcionados a aprendizagem dos conteúdos, atitudinais, procedimentais e conceituais.

 Jucicleide Souza.

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário